Camaçarí / BA - 20 de Abril de 2024
Publicado em 24/02/2022 15h57

Em dois meses, Prefeitura reforçou a limpeza de canais em mais de 17 bairros

.
Por: Visão Diária Ascom

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), reforçou os trabalhos de manutenções preventivas com a limpeza de canais, córregos e rios que percorrem a cidade, assim como também em obras de macro e microdrenagem. Os esforços tornam-se necessários para garantir que as águas pluviais possam escoar de maneira adequada, e assim evitar alagamentos e transbordamentos. O município tem se mantido atento e comprometido com a execução de serviços que visam assegurar o bem-estar da população.

O acompanhamento do serviço de limpeza dos canais é feito periodicamente, observando a particularidade de cada ponto e a comunidade. Equipes foram distribuídas ao longo dos meses em diversos pontos, que contribuíram na assistência à população e efetivação de medidas de prevenção em mais de 17 bairros do município. Na costa camaçariense, aconteceram limpezas em Jauá e Vila de Abrantes. Neste último, as atividades foram distribuídas nas localidades da Malícia, Estiva, Fradinho, Fonte da Caixa e Buris de Abrantes.

Na sede, as intervenções foram efetuadas na Rua do Toco x Rio Joanes, que contempla os bairros Parques Verdes I e II; da Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A) até o Jardim Brasília; no fundo da Cidade do Saber, atingindo as localidades do Natal, Gleba B e Centro; na subida da Avenida Padre Paulo Maria Tonucci, no Nova Vitória; e no canal do Terminal Rodoviário, no Centro. Também aconteceram limpeza nos canais dos bairros do Parque das Palmeiras, Jardim Limoeiro, Parafuso, Parque das Mangabas, Burissatuba, Parque Real Serra Verde, Montenegro e Gleba E.  

Em constante monitoramento dos trabalhos, o prefeito Elinaldo Araújo tem observado e ressaltado a importância de ter a colaboração da população com o descarte adequado do lixo. "Camaçari, geograficamente é maior que Salvador, então não é fácil dar manutenção em toda a cidade. O ano começa no verão, quando damos início às nossas ações, já pensando no futuro e no período da chuva. Então peço o apoio da população, porque nós não podemos limpar os canais e desobstruir as bocas de lobo, e em seguida nos depararmos com lixos nos canais", alertou o gestor.

O descarte irregular de resíduos nas margens dos canais, como sofá, cama, madeira, estruturas de ferro, são alguns dos exemplos, das principais causas dos problemas de saneamento, infraestrutura e enchentes nas cidades, justamente por entupir e obstruir as galerias pluviais, impedindo a passagem da água, além de provocar a poluição do meio ambiente e estimular a proliferação de doenças, como a dengue. O cidadão é uma das peças fundamentais nas atividades de preservação e por isso é fundamental que efetuem o descarte apropriado do lixo, para que a administração municipal e a sociedade possam realizar um trabalho coletivo.

Os trabalhos de limpeza de canais continuam no decorrer de março em outros pontos da cidade.

Comente essa notícia