Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Abril de 2024
Publicado em 28/02/2022 12h02

Camaçari imunizará crianças até 10 anos com a meningocócica C

.
Por: Visão Diária Ascom

A partir do dia 3 de março a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, seguindo orientação do Ministério da Saúde, fará a vacinação de todas as crianças com até 10 anos de idade que não completaram o esquema vacinal com a vacina meningocócica C. A ação, que ocorre até o mês de julho, tem o objetivo de garantir a imunização das crianças, principalmente neste retorno às aulas presenciais.
 

A vacina meningocócica C encontra-se disponibilizada diariamente no Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Entretanto, até julho a vacina estará disponível para crianças com até 10 anos.
 
Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação, neste momento, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), considera a necessidade de buscar as crianças e adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias, não vacinadas para a vacina meningocócica C.
 
A adoção desta medida tem o objetivo de aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial com o retorno das aulas presenciais em 2022.
 
Para ser vacinada, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis e apresentar Cartão SUS, documento de identificação e cartão de vacinação (caso possua).  A aplicação do imunizante ocorrerá em todas as unidades de saúde, desde que não esteja nos dias em que realizam a vacinação contra a Covid-19.

Publicidade

Comente essa notícia