Camaçarí / BA - 19 de Abril de 2024
Publicado em 01/03/2022 21h03

Seinfra e Defesa Civil acompanham limpeza de canais com foco na Operação Chuva

.
Por: Visão Diária Ascom

Focados na Operação Chuva e em acompanhar a execução do serviço de limpeza de canais que acontece em diversos pontos da cidade, foi realizada uma visita nos locais em que ocorrem os trabalhos de manutenção. A inspeção é feita frequentemente pela equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e nesta semana contou com a participação de Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos, que tem efetuado ações de maneira integrada.

Com o suporte de maquinários e atividades manuais, os serviços são desenvolvidos de maneira contínua e preventiva, com a perspectiva de evitar possíveis transtornos e danos à população, a exemplo de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Os esforços são redobrados durante os meses no qual o município recebe um grande volume de chuva. Atualmente, na sede as equipes estão concentradas nos canais do Parque Real Serra Verde, no fundo da Cidade do Saber, em direção a Avenida Padre Paulo Maria Tonucci, e na comunidade do Burissatuba, no trecho que dá acesso à Rua do Toco, no Parque Verde II, e ao Rio Joanes.

De acordo com a titular da Seinfra, Joselene Cardim, as atividades de limpeza são feitas diariamente. "Estamos desde janeiro fazendo esse trabalho, que é feito continuamente no decorrer do ano para dar toda a assistência que a população de Camaçari precisa. Esse é um dos compromissos que temos com a cidade, e estamos empenhados em fazer o melhor para os nossos munícipes", pontuou ao acrescentar que a contribuição do cidadão em não jogar o lixo nos rios e córregos, é fundamental para a permanência dos canais limpos e desobstruídos.  

Carolina Alves, residente no Parque Real Serra Verde, compartilhou um pouco da sua história e destacou a importância do trabalho da prefeitura na limpeza dos canais. "Nós sofríamos muito com alagamentos. Na minha casa entrou água, eu perdi móveis, nós precisamos sair às pressas, mas voltamos porque é a nossa casa e quanto mais eles afundarem esse córrego, vai ficar melhor para a gente", disse.

O trabalho preventivo acontece com a finalidade de minimizar também os impactos causados ao meio ambiente, com a eliminação dos resíduos que são descartados irregularmente na beira dos rios e córregos, o que causa a obstrução dos mesmos e impede o escoamento adequado das águas pluviais. Para isso, é feito o desassoreamento, que consiste na limpeza e remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo de rios.

No decorrer da visita aos canais, Ivanaldo Soares explicou como o município tem se organizado para evitar que ocorram alagamentos e transbordamentos, principalmente no período com maior índice de chuva. "Esse é um trabalho de prevenção. E nós estamos sempre monitorando todos os pontos. Aqui, por exemplo, no Serra Verde, a Seinfra está fazendo a desobstrução e desassoreamento do córrego. Então, a gestão decretou a Operação Chuva e nós estamos fazendo todas as atividades antecipadamente, antes da chegada da chuva. Todos os canais e córregos estão sendo limpos para evitar alagamentos".  

O coordenador da Defesa Civil alerta os cidadãos sobre a necessidade de fazer o descarte correto do lixo. "A população tem um papel importante nesse cenário. Ou seja, é essencial evitar colocar geladeira, sofá e lixo nos córregos. Na dúvida, deve procurar uma orientação da Sesp sobre onde descartar o seu lixo e entulho. Para quem está realizando construções, evitar colocar areia e arenoso próximo às bocas de lobo. Esse serviço de limpeza é um custo muito alto para a prefeitura e a Seinfra vem se dedicando muito a isso, porque o munícipe merece toda atenção", orientou.

Comente essa notícia