Camaçarí / BA - 18 de Abril de 2024
Publicado em 09/03/2022 09h59

Pedal Delas marca celebração ao Dia Internacional da Mulher em Camaçari

.
Por: Visão Diária

Pedal Delas marca celebração ao Dia Internacional da Mulher em Camaçari

O Paço Municipal da Prefeitura de Camaçari ficou repleto de mulheres no final da tarde desta terça-feira (8/3), durante a concentração do Pedal Delas. Realizado através da parceria entre as secretarias da Mulher (Semu), da Cultura (Secult), e do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), o evento de ciclismo marcou o Dia Internacional da Mulher com muita alegria e animação.

A iniciativa foi iniciada com declamação de poesia e um aulão de zumba. Em seguida, dezenas de mulheres seguiram percorrendo de bicicleta as ruas de Camaçari, culminando no Horto Florestal Linaldo da Silva. Na ocasião, também foi realizada a Campanha Contra a Pobreza Menstrual, por meio da qual foram arrecadados absorventes.

A secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho, explica que os donativos serão doados às mulheres do município em situação de vulnerabilidade social. "Estamos nesta luta e a disposição para, juntas, buscar melhorias em diversas áreas para as mulheres de Camaçari. Agradeço a todas que participaram desta ação", disse.

Uma das participantes do Pedal Delas, Ireni dos Santos destacou a importância da temática. "A pobreza menstrual é um tema muito relevante e por isso resolvi somar, comparecendo ao evento", afirmou a dona de casa, que há seis meses participa de um grupo de ciclismo.

Quem também fez o percurso de bike foi o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto. "De mãos dadas, por meio de ações transversais entre as secretarias, podemos promover iniciativas que contribuam para a cultura, a prática esportiva e, nesta data, sobretudo, para homenagear e levar melhoria para a vida das mulheres de Camaçari ".

A professora Ana Silva começou a pedalar no início da pandemia e quando ficou sabendo da realização do evento, através de uma amiga, resolveu logo participar. "Uma atividade interessante para a nossa cidade, onde ressalta a importância da acessibilidade, incentiva o esporte e reforça a luta das mulheres", pontuou.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo, fez questão de prestigiar o Pedal Delas e parabenizou as mulheres pelo dia. "Sem as mulheres não somos nada. Estamos na parceria para organizar ainda mais atividades para valorizar as mulheres", destacou.

Ainda participaram do evento as secretárias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andrea Montenegro, da Educação, Neurilene Martins, e da Habitação, Vivian Angelim, além da subsecretária da Mulher, Bela Batista, e a primeira-dama do município, Ivana Paula.

O Pedal Delas também será realizado na costa de Camaçari, no próximo domingo (13/8), a partir das 7h, com concentração e chegada na Praça Tia Deja, antiga dos Coqueiros, em Arembepe.

Comente essa notícia