Camaçarí / BA - 28 de Março de 2024
Publicado em 10/03/2022 22h02

Têm "pressão alta"? remédios com Losartana são recolhidos por presença de impurezas que podem trazer riscos

.
Por: Aratu online

Têm "pressão alta"? remédios com Losartana são recolhidos por presença de impurezas que podem trazer riscos

A empresa farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes de remédios com o princípio ativo Losartana nesta quinta-feira (10/3). Este tipo de medicação é indicado para o tratamento de "pressão alta" (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca. 

Segundo a empresa, a retirada do produto é uma "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos". O medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado.

Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula. "Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana", informou a farmacêutica por meio de nota.

Comente essa notícia