Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Abril de 2024
Publicado em 13/03/2022 19h52

Câmara de Camaçari busca troca de experiências para aprimoramento da comunicação legislativa

.
Por: Visão Diária Ascom

A Câmara de Camaçari segue empenhada em ampliar, aprimorar e fortalecer as ferramentas de comunicação que levam ao cidadão informações sobre o trabalho realizado pelo Poder Legislativo. Com esse objetivo, servidores visitaram a Câmara de Barreiras, no Oeste da Bahia, para conhecer o processo de implantação da rede de comunicação em funcionamento na instituição, que contempla TV e Rádio Câmara com sinal aberto. A visita aconteceu entre os dias sete e nove de março.

Participaram da comitiva o diretor administrativo e financeiro, Nilton Almeida, o diretor da TV Câmara de Camaçari, o jornalista Henrique da Mata, e a também jornalista e servidora efetiva da Casa, Lorena Vasconcelos. O grupo foi recebido pelo diretor da Rede de Comunicação da Câmara de Barreiras, Ronimarkes Mota, e pelos demais integrantes da instituição.

Além de conhecer as instalações e a estrutura física da TV e da Rádio Câmara de Barreiras, que já têm sete anos de implantação, os servidores também participaram de reuniões com integrantes da área técnica, operacional e da área de comunicação. O grupo também teve a oportunidade de acompanhar a transmissão de uma Sessão Especial realizada pela Casa e que contou com novas experimentações no modelo adotado de cobertura e transmissão das atividades legislativas. Em Barreiras, a rede de comunicação do Legislativo funciona com transmissão simultânea no rádio e na TV, formando um sistema híbrido de comunicação.

"Aqui nós temos esse modelo híbrido de comunicação, que permite que todo conteúdo transmitido pela TV Câmara seja também transmitido simultaneamente na rádio. Com isso, temos uma linguagem interligada, que leva aos telespectadores e ouvintes duas experiências ao mesmo tempo. Há um diálogo produtivo entre a rádio e a TV. Ficamos satisfeitos em poder compartilhar nossa experiência e poder contribuir de alguma forma com a comunicação da Câmara de Camaçari, através do que foi visto aqui", comentou Ronimarkes Mota.

As informações compartilhadas durante a visita ajudarão o Legislativo camaçariense a dar seguimento ao processo de migração da TV para sinal aberto e implantação da rádio legislativa. As duas ferramentas farão parte da Fundação Vereador Dilson Magalhães da Rede Legislativa de Comunicação, criada no final de 2021, que contemplará ainda a Escola Legislativa e todo o processo de organização e preservação do acervo documental e outras ações de cunho educacional, cultural e informativo. Atualmente, a TV Câmara de Camaçari, que completou 15 anos de existência, é transmitida através de canal fechado (TV Litorânea) e a comunidade pode acompanhar a programação através das transmissões feitas no canal do Youtube da instituição.

Para Henrique da Mata, a visita foi produtiva e proporcionou uma troca de experiência importante para a efetivação das melhorias que estão previstas para a comunicação da Câmara de Camaçari. "Estamos em um momento importante e embrionário do que pretendemos para a nova comunicação da nossa Câmara. Esse é o momento de estudar, planejar, obter o máximo de informações e experiências para em breve executarmos as ações necessárias para fazer a Câmara chegar a todos os lares de Camaçari, na sede e na orla, através de sinal aberto de TV e de uma emissora de rádio", afirmou.

O diretor administrativo e financeiro da Câmara, Nilton Almeida, destacou que todas essas inovações previstas tornarão a Câmara ainda mais acessível e o trabalho legislativo ainda mais transparente e conectado com o novo tempo e com as demandas da comunidade. "Estamos trabalhando para deixar um legado de modernidade e conexão com o que hoje é vivenciado em todo o mundo. Camaçari é uma grande cidade e o Poder Legislativo precisa incorporar e aplicar essa modernização tornando-se ainda mais próximo do cidadão", complementou.

Durante a visita, a comitiva também foi recebida pelo presidente da Câmara de Barreiras, vereador Otoniel Teixeira (PSD). Através de videoconferência, ele conversou com o presidente do Legislativo camaçariense, vereador Júnior Borges (UNIÃO), que agradeceu a receptividade e demonstrou interesse em estreitar relações em prol do fortalecimento dos poderes legislativos municipais. Na ocasião, ambos fizeram convites mútuos para visitas às duas instituições.

"A ida dos nossos servidores em busca de experiências já aplicadas e cases de sucesso faz parte do nosso compromisso em fazer o Legislativo cada vez mais forte. Nós somos o primeiro poder, por nós passa o futuro da cidade e como líderes deste Poder Legislativo precisamos estar abertos à troca de experiências que ajudem as instituições a crescer e se tornarem protagonistas da sua história. A comunicação é fundamental para dar visibilidade às ações realizadas pelo legislativo. Agradecemos a receptividade e temos certeza que, em breve, já poderemos anunciar novidades para nossa comunicação", cravou Júnior Borges.

Por sua vez, o presidente Otoniel Teixeira parabenizou a Câmara de Camaçari pelo trabalho que vem sendo realizado nos 15 anos da TV Câmara local e se colocou à disposição para contribuições necessárias. "É sempre bom ver outros legislativos desenvolvendo trabalhos importantes e a Câmara de Camaçari é pioneira nesse sentido. Esperamos ter ajudado nesse processo de fortalecimento e queremos estar a postos sempre que necessário", concluiu o vereador.

Publicidade

Comente essa notícia