Publicado em 06/12/2017 09h44

Professora da Rede Municipal ganha Prêmio Arte na Escola Cidadã

Mata de São João

No dia 21 de novembro, a Escola Municipal São Francisco de Assis, em Mata de São João, localizada em Praia do Forte, recebeu o XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, com o projeto "O deslocamento de experiências artísticas e estéticas: da vida para a escola, da escola para a vida", que foi desenvolvido pelo Ensino Fundamental II. A Unidade Escolar e a Professora responsável pela iniciativa foram premiados. A professora Leide Fausta ganhou R$10.000, certificado e troféu e a escola ganhou notebook, câmera fotográfica, certificado e troféu.

O tema desenvolvido pela professora de artes, Leide Fausta Gomes da Silva, foram as Caretas de Praia do Forte. As Caretas são um exemplo vivo de preservação da cultura, e de acordo com a lenda, elas são do tempo da escravidão, quando, durante o Carnaval, os senhores permitiam que os escravos se manifestassem culturalmente. Era uma forma de cultuarem seus deuses e divindades. Essa tradição foi passada de pai para filho e se mantém viva até hoje.

Os estudantes da Escola Municipal São Francisco de Assis tiveram aulas de arte, criaram suas próprias máscaras e fizeram uma exposição pelas ruas de Praia do Forte, "eu pedi para eles criarem suas próprias máscaras para, a partir daí, criar um Poster Lamb e espalhar pela comunidade", explicou Leide. "Quando a arte sai do museu, da galeria e vai para o espaço público, ela não tem mais dono, ela é de todos", completou.

Desde 2000 o Prêmio Arte na Escola Cidadã identifica, reconhece e divulga projetos exemplares na área de Arte em sala de aula. Em 2017, os projetos premiados foram desenvolvidos de Norte a Sul do país, trazendo uma diversidade de temas e reflexões sobre Arte e sobre ensinar Arte. Em Mata de São João, a educadora responsável pelo Projeto foi Leide Fausta Gomes da Silva, professora de artes.

O objetivo do projeto é identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares desenvolvidos na sala de aula. As escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão reconhecimento, por meio da doação de equipamentos para as aulas de Artes, solidificando o entendimento de que o sucesso de um trabalho se deve ao esforço conjunto de profissionais direta e indiretamente envolvidos no processo.

Confira o vídeo!!
https://youtu.be/UXMD-upDRWI

Autoria: Visão Diária/Ascom

  • Link:

Comente essa notícia

Publicidade
Copyright 2009 - 2017 © www.visaodiaria.com.br - Todos os direitos reservados
jornalismo@visaodiaria.com.br • Tel/WhatsApp: (71) 9238-4606
Desenvolvimento: Tecnosites