Camaçarí / BA - 19 de Abril de 2024
Publicado em 22/03/2022 22h01

Audiência pública vai debater possível revisão na data do aniversário de Camaçari

.
Por: Visão Diária Ascom CMC

AP - REVISÃO DATA ANIVERSÁRIO CAMAÇARI.jpg

O requerimento de Nº 003/2022, de autoria da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara de Camaçari, solicitou a realização de uma Audiência Pública para discutir o reconhecimento do dia 29 de maio de 1558 como data de fundação do município. O debate acontecerá na quinta-feira (24/03), a partir das 9h, no plenário Osvaldo Nogueira.

O colegiado propõe a discussão baseada na publicação do historiador, pesquisador e professor Diego de Jesus Copque, que durante duas décadas dedicou-se a pesquisar a história de Camaçari, resultando no livro "Do Joanes ao Jacuípe uma História de muitas querelas, tensões e disputas locais".

O historiador fundamenta sua tese em vasta documentação e fontes e defende que o município completou 463 anos de fundação, e não 263 como é comemorado atualmente. O ponto inicial da discussão é a história do Aldeamento do Espírito Santo, que suscita uma emblemática discussão relacionada ao marco de nascimento de Camaçari.

"Segundo o padre jesuíta e historiador português Serafim Leite, o Aldeamento do Espírito Santo foi fundado em 1558. Camaçari possui um sítio arqueológico que é devidamente reconhecido como remanescente do período de fundação do Aldeamento do Espírito Santo no século XVI. No entanto, a data de fundação da cidade que deu origem àquele sítio arqueológico é de 200 anos posterior à datação do sítio", afirma Diego Copque.

Comente essa notícia