Camaçarí / BA - 18 de Abril de 2024
Publicado em 22/03/2022 22h15

Piso de posto da Salvamar desaba e dois salva-vidas sofrem escoriações leves

O posto fica na Praia do Corsário; associação tem denunciado más condições das estruturas
Por: Metro 1

Piso de posto da Salvamar desaba e dois salva-vidas sofrem escoriações leves

Foto: Divulgação Abasa

Por: Rodrigo Meneses no dia 22 de março de 2022 às 19:14

 

*Atualizada às 19h40

O piso de um posto da Salvamar situado na Praia do Corsário desabou na tarde desta terça-feira (22) e dois salva-vidas sofreram ferimentos leves. A informação é da Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa). A entidade revela que tem denunciado as más condições das estruturas desde de 2014, mas que pouco tem sido feito para melhorar a infraestrutura e segurança dos postos.

“Hoje chegamos a esse extremo de um acidente que poderia ser evitado. Temos denunciado essa estrutura que é um risco para a segurança e higiene dos salva-vidas”, declara o presidente da Abasa, Pedro Barreto.

Segundo Pedro Barreto, os postos também sofrem com outros problemas. “À noite os postos servem como ponto de prostituição, tráfico de drogas e alojamento para sem-teto. Quando o guarda chega de manhã para trabalhar, precisa pedir para essas pessoas saírem”, conta.

O presidente da Abasa informa que existe uma ação se arrastando na Justiça desde de 2014 denunciando os problemas dos postos do Salvamar. “A gente está acompanhando a denúncia feito por um vereador em 2014 ao Ministério Público Estadual, que encaminhou a ação para o Ministério Público do Trabalho e até hoje não teve uma decisão final”, relata.

Procurada pelo Metro1, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), pasta responsável pelo Salvamar, informou que já está tomando todas as providências com a apuração dos fatos e apoio aos servidores envolvidos.

O coordenado da Salvamar, Alysson Carvalho, informou, por meio de nota, que todos os postos estão sendo reconstruídos e até o próximo verão toda a orla da cidade terá um modal novo de estrutura para os salva-vidas realizarem as suas atividades, "ofertando muito mais segurança a nossa população, bem como tendo um local muito mais confortável para as suas acomodações laborais", diz trecho da nota.

Ainda segundo Alysson Carvalho, o primeiro equipamento do novo modelo está sendo entregue junto com a reforma da orla de Stella Mares, ainda neste mês de março.

Comente essa notícia