Camaçarí / BA - 19 de Abril de 2024
Publicado em 31/03/2022 12h09

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMAÇARI ABRE AS PORTAS PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 EM SESSÃO ESPECIAL

.
Por: Visão Diária

WhatsApp Image 2022-03-30 at 13.10.01 (7).jpeg

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (30/03), na Câmara Municipal de Camaçari, a Sessão Especial em alusão à Campanha da Fraternidade 2022. A sessão foi solicitada pelo vereador Tagner Cerqueira (PT) e aprovada pela unanimidade da Casa.

A atividade foi iniciada com uma apresentação musical do grupo Cinco da Associação Paulo Tonuci (APITO). Entre os convidados estavam o bispo Diocesano da Catedral São Thomaz de Cantuária de Camaçari,  Dom Dirceu Medeiros, a educadora Délia Boninsegna, presidente da APITO, e a professora e diretora estadual Kadja Grimaldi, além dos Cônegos André Alexandre da Paróquia Santa Luzia e Osmar Júnior, Vigário Geral da Diocese de Camaçari, o secretário de governo, José Gama e o sub-secretário de educação, Adalto Santos

Para o vereador Tagner, proponente da sessão especial, "ela (a campanha) é muito feliz ao promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil à luz da fé cristã, buscando assegurar uma educação inclusiva e de qualidade. 'comentou.

O Bispo Dom Dirceu explicou sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade 2002, cujo lema é "Fala com sabedoria, ensina com amor", em homenagem ao provérbio apresentado no capítulo 31, versículo 26 do livro bíblico de Provérbios, informando que o tema foi proposto por orientação do Papa Francisco, que busca promover uma roda de conversa entre as comunidades em um pacto global pela educação, e o outro motivador foi a atual pandemia, que multiplicou a Educação a Distância – que teve muitos benefícios, mas também muitos desafios – por conta da falta de acesso de muitas famílias à internet.

A tribuna foi utilizada pela educadora Délia Boninsegna. "Educar é a missão que Deus deu para a comunidade, nos tornando co-criadores. Educar não é transmitir conteúdo para encher um vaso vazio, mas extrair tudo que a pessoa tem de melhor. É ajudar a colocar tudo a serviço dos outros e de todos. Esta é a verdadeira educação", informou. A também professora e diretora estadual, Kadja Grimaldi, trouxe uma parte do pronunciamento do Papa João Paulo II. "Hoje o fator decisivo é cada vez mais o homem em si",

Entre os vereadores estavam presentes, Vaninho da Rádio (União Brasil), Manoel Filho (PDT), Flávio Matos (União Brasil), e o vereador Vavau (PSB).  A casa ainda recebeu a participação de outros convidados, como a professora e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Camaçari, Maria Luiza D'Érrico.

Comente essa notícia