Camaçarí / BA - 19 de Abril de 2024
Publicado em 07/04/2022 19h27

Contratação de cozinheiras e nutricionistas agrega qualidade à alimentação escolar em Camaçari

.
Por: Visão Diária

Em continuidade ao processo de qualificação da alimentação escolar, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), segue implementando novas iniciativas agregadoras no serviço ofertado aos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. Nesta quinta-feira (7/4), a equipe da Coordenadoria de Alimentação Escolar da pasta, reuniu os gestores das escolas municipais para a apresentação da empresa Soluções, contratada via processo licitatório, para promover políticas de gestão alimentar que melhorem ainda mais a assistência prestada aos estudantes. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), e oportunizou os primeiros alinhamentos e esclarecimentos.

Para a secretária da Educação, Neurilene Martins, a alimentação escolar é pauta primordial no escopo da oferta do ensino público, sobretudo, considerando a necessidade de muitos alunos, cujas famílias se encontram em vulnerabilidade socioeconômica. "É por isso que nossas tratativas com a Soluções já contemplam a inclusão de mais uma refeição na oferta da alimentação escolar, que será o desjejum. Em breve, todos os alunos da rede passarão a contar com café da manhã", anunciou.

O evento foi iniciado com a fala do coordenador de Alimentação Escolar da Seduc, Márcio Tavares, informando aos gestores que, a partir da próxima segunda-feira (11/4), a Soluções assumirá a responsabilidade tanto pela distribuição dos insumos alimentícios para as escolas, quanto pelo preparo da merenda escolar, gerindo todas as etapas do processo. "A contratação de uma empresa especializada em alimentação escolar qualifica ainda mais o serviço prestado aos nossos estudantes. Na prática, teremos mais profissionais dedicados exclusivamente à merenda escolar, possibilitando que os gestores possam direcionar mais de sua energia e atenção às questões de natureza pedagógica", comentou.



No quesito recursos humanos, a novidade inclui a contratação de cerca de 160 profissionais, sendo a maioria cozinheiras, lembrando que as merendeiras que já atuam nas escolas serão mantidas, tendo a intervenção um efeito de complementação. Além disso, um grupo composto por 11 nutricionistas passará a dar suporte técnico à produção de alimentos, acompanhando e orientando o trabalho nas cozinhas, formulando cardápios periódicos, e desenvolvendo projetos de educação nutricional com as equipes pedagógicas das unidades de ensino.

A apresentação foi conduzida por Antônio Carlos Valine, responsável pela Comunicação e Marketing da empresa Soluções, que discorreu sobre as ações que devem ser efetivadas a partir da próxima semana. "Temos uma equipe de qualidade na cidade que, há cerca de 20 dias, está fazendo a homologação de fornecedores, avaliando a capacidade técnica e documental. Essa é uma etapa importante, porque todos os itens precisam estar de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar", revelou, ao acrescentar que a empresa também estrutura uma filial no município, que funcionará como sede administrativa e centro de distribuição.

Os gestores escolares receberam a novidade com entusiasmo, como a diretora da Escola Municipal Fonte da Caixa, Laudiceia Rangel, que expôs boas expectativas. "Fico feliz em ver que um serviço, que já era de qualidade, vai ser significativamente potencializado. E pra mim, enquanto gestora, essa mudança traz desdobramentos que transcendem a alimentação escolar, pois sem concentrar essa responsabilidade com a merenda, com os produtos, com o fornecimento de gás... terei mais tempo para focar no pedagógico. Ou seja, haverá reflexos positivos na educação como um todo", avaliou.

Comente essa notícia