Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Abril de 2024
Publicado em 30/05/2022 13h58

Sessão Especial celebrará 30 anos do Programa de Agentes Comunitários de Saúde

.
Por: Visão Diária Ascom CMC

A Câmara de Camaçari realizará Sessão Especial em comemoração aos 30 anos de criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS. A sessão, que foi solicitada pelo vereador Tagner (PT), acontecerá na quarta-feira (01/06), a partir das 9h, no plenário da Casa Legislativa.

Entre os palestrantes confirmados estão a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica dos Santos Correia; a vice-presidente da CONACS, Maria Lúcia de Santana Gutemberg, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Camaçari, José Alberto de Jesus Filho; e a agente Comunitária de Saúde, Maria Rita Pereira de Moura. Outros convidados também devem marcar presença no evento.

Ao justificar a atividade, o vereador lembrou que o PACS, que existe desde o início dos anos 90, foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, quando se iniciou o processo de consolidação da descentralização de recursos no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. O programa é uma importante estratégia no aprimoramento e de consolidação do Sistema Único de Saúde, a partir da reorientação da assistência ambulatorial e domiciliar.

O programa é hoje compreendido como estratégia transitória para o Programa Saúde da Família – PSF. Foi inspirado em experiências de prevenção de doenças por meio de informações e de orientações sobre cuidados de saúde. Sua meta se consubstancia na contribuição para a reorganização dos serviços municipais de saúde e na integração das ações entre os diversos profissionais, com vistas à ligação efetiva entre a comunidade e as unidades de saúde.

"O desenvolvimento das principais ações deste programa se dá por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pessoas escolhidas dentro da própria comunidade para atuarem junto à população. O ACS em média atende entre 400 e 750 pessoas, dependendo das necessidades locais, e desenvolve atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade", salientou o vereador Tagner. 

Publicidade

Comente essa notícia