Publicidade
Camaçarí / BA - 23 de Abril de 2024
Publicado em 28/07/2022 11h01

Contemplados pelo edital Evandro Amaro assinam TACs em Camaçari

.
Por: Visão Diária

Os 10 contemplados pelo edital Evandro Amaro e a titular da Secretaria da Cultura (Secult), Márcia Tude, assinaram, na tarde desta quarta-feira (27/7), os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), que prevê as competências entre a administração municipal e os proponentes. Realizado pela Secult, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), o edital selecionou propostas de atividades artísticas e culturais de fomento, manutenção e difusão de fanfarras, bandas marciais, filarmônicas e orquestras. Cada um dos grupos receberá o valor de R$ 100 mil, totalizando R$ 1 milhão de recursos investidos.
Márcia Tude destacou que a assinatura foi um momento de alegria. “Este é o nosso 30º edital, todos lançados na perspectiva de que, para fazer os artistas e grupos girarem seu trabalho, é preciso de incentivo financeiro. Esse edital, especialmente, nos deixa emocionados, por ser uma homenagem a Evandro Amaro, esse homem que tanto se dedicou, lutou e teve força, sempre em prol da cultura”, destacou a gestora.
Os selecionados devem promover a educação musical nas escolas municipais, bem como nos equipamentos culturais e associações do município, além da realização de, no mínimo, cinco apresentações.
Para o subsecretário da Educação, Francisco Lima, foi uma satisfação participar da ocasião, que é o ponto alto de um processo idealizado e construído ao longo de um ano. "É muito importante que a cultura e a educação andem juntas, por isso, de forma conjunta, nos esforçamos para que as fanfarras, bandas marciais, orquestras e fanfarras, possam ser fomentadas. Inclusive, são instituições que fazem parte da história da nossa rede de ensino, desenvolvendo trabalhos transformadores”, afirmou.
O secretário de Governo, José Gama, também participou da cerimônia de assinatura. “Estes grupos já têm atuações majestosas, que aproximam o povo da cultura. Diante do momento da crise sanitária que enfrentamos com a pandemia, através da assinatura destes TACs, renovamos a esperança de dias melhores. A cultura e a educação são parceiras e dão resultados que indicam o sucesso do governo”, pontuou.
Presidente da Fanfarra Estudantil de Camaçari (Fanesc), Francisco Alves contou sobre as dificuldades e incertezas enfrentadas por conta da pandemia e destacou a relevância do edital para a retomada dos trabalhos do grupo. “Ressalto todo o incrível apoio na parte documental e de inscrições dado pela equipe de atendimento da secretaria. Um suporte fantástico”, disse.
Gil Mário Santos, presidente da Banda Marcial de Camaçari (Bamuca), afirmou se sentir honrado em ter o grupo contemplado pelo edital. “Nosso trabalho é árduo e contínuo, promovendo a transformação de vidas. A Prefeitura está de parabéns pelo edital, que é um incentivo importante”.
Publicidade

Comente essa notícia