Camaçarí / BA - 20 de Abril de 2024
Publicado em 09/08/2022 19h43

Caso Cristal: suspeitas são transferidas para presídio da Mata Escura e pedem perdão na saída; "Não foi intencional"

Por: Aratu online

Caso Cristal: suspeitas são transferidas para presídio da Mata Escura e pedem perdão na saída; "Não foi intencional"

As duas mulheres presas no 'Caso Cristal' foram transferidas nesta terça-feira (9/8) para o presídio feminino da Mata Escura, em Salvador. Andréia Santos Carvalho e Gilmara Daiam de Sousa Brito, mais conhecidas como Andréia Rasta e Mara, respectivamente, estavam custodiadas na Delegacia de Repressão a Crimes contra Criança e Adolescente (Dercca), em Brotas. 

A saída da dupla envolvida na morte de Cristal Rodrigues Pacheco, de 15 anos, na última terça-feira (2/8), foi mostrada ao vivo na Cidade Aratu. Durante a saída, Andreia disse não se lembrar do dia do crime e apenas mandou uma mensagem à mãe, que acompanhava a transferência com uma tia e a irmã. "Mãe, eu te amo. Eu não lembro de nada não, eu peço perdão, peço perdão. Eu não lembro, foi uma fatalidade”, disse Andrea.

No dia 5/8, quando foi encontrada pela polícia, Andreia Rasta também havia dito que ama a mãe e também sua família. Em entrevista para a TV Aratu, a mãe de Andreia, havia confirmado que a filha é usuária de crack e que cometeu o crime por causa da droga. “Eu tenho certeza que ela fez isso porque ela tinha usado a droga. A minha luta com ela não é de agora, é de anos”, desabafou.

Rasta e Mara seguiram para o Instituto Médico Legal (IML) onde passaram por exame de corpo de delito e chegaram ao Complexo Penitenciário da Mata Escura pouco antes das 15h.

Na última segunda-feira (8/8), foi realizada a Missa de 7º Dia para a menina Cristal, na Capela das Mercês, para familiares e amigos. Dentro da programação das homenagens à jovem Cristal, foi incluída uma caminhada, saindo do local da missa, seguindo em direção à Praça da Aclamação, no Campo Grande, onde ocorreu o crime.

O CRIME

Cristal estava a caminho da escola, andando com a mãe e a irmã mais nova, momentos antes de ser atingida por um disparo de arma de fogo. O caso aconteceu a poucos metros de casa e da escola da adolescente.

Nas imagens do caminho, Cristal está entre duas mulheres. À esquerda está Sandra, mãe da vítima; à direita, sua irmã. O trio estava caminhando em direção ao colégio Nossa Senhora das Mercês. Elas não pareciam preocupadas e caminhavam calmamente pela praça do Campo Grande, até que são abordadas por duas criminosas. 

O assassinato aconteceu perto do Quartel do Comando-Geral da PM da Bahia. Um vídeo, obtido pelo Grupo Aratu, mostra as criminosas andando calmamente depois da ação. Uma das suspeitas, identificada apenas como "Mara", foi localizada pela polícia e levada inicialmente à 1ª Delegacia Territorial.

A informação foi confirmada pelo titular da 1ª DT/Barris, delegado Willian Achan, ao repórter Fábio Gomes, da TV Aratu. Posteriormente, a suspeita foi encaminhada para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, responsável pela investigação.

Mara é a mulher que aparece de preto no vídeo que registrou a ação criminosa contra a adolescente. Ela foi localizada por investigadores do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) em um beco, dentro de uma construção abandonada em uma invasão, em Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário.

A cúmplice de Mara, Andrea Santos Carvalho, mais conhecida como "Rasta", de 28 anos, teve a prisão decretada na sexta-feira (5/8). No mesmo dia,ela passou por uma audiência de custódia e, ao fim da sessão, a juíza Ivana Carvalho decretou a sua prisão preventiva.

Antes de Andrea ser levada para a audiência de custódia, na Central de Flagrantes, ela e Mara estavam na Delegacia Especial de Crime contra a Criança e o Adolescente (Derca), na mesma cela que Maqueila Bastos, famosa por ter cometido uma série de crimes de estelionato na Bahia.

Comente essa notícia