O ex-prefeito de Salvador e atual candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), comentou, nesta sexta-feira (23/9), as críticas que vem recebendo por se autodeclarar pardo. Nas últimas semanas, diversos memes foram feitos em relação à cor da pele do político, além de usarem isso campanhas contra ele.
Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Neto disse que está diante de "uma quantidade absurda de ataques, agressões e mentiras" que têm sido apresentadas pelos adversários na disputa eleitoral, e que também se autodeclarou pardo em 2016, quando disputava as eleições para prefeito de Salvador e não havia fundo eleitoral.
"É assim como eu me sinto e como eu me vejo", afirmou Neto. "Outro dado importante: se vocês forem lá nos registros do Instituto Pedro Mello [órgão oficial da Secretaria de Segurança Pública que emite os documentos de identidade], eu estou lá como pardo, e não fui eu que me autodeclarei, foram as autoridades", completou.
"HIPOCRISIA"
Ainda no vídeo, o candidato pontuou que não quer discutir como cada um se enxerga, mas quer "mostrar a hipocrisia que está acontecendo, nesse momento, na Bahia".
"O governador Rui Costa, que tem uma cor de pele igual à minha, em 2018 se autodeclarou pardo; o candidato a vice-governador na chapa do PT, o vereador Geraldo Júnior, que também tem uma cor de pele igual à minha, se autodeclarou pardo; a deputada federal Alice Portugal [PcdoB], que antes era colocada como branca, agora se autodeclara parda; e o deputado estadual Rosemberg Pinto, do PT e líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa [AL-BA], antes era branco agora se autodeclarou negro".
BRONZEAMENTO
Neto também comentou que dissemiram fake news, como em relação a um suposto bronzeamento artificial que ele teria feito. "Gente, é um absurdo. Eu não aceito esse tipo de coisa, isso revolta. [...] Estou andando pelas ruas, em cima de carro, nas carreatas, tomando um sol 'de lascar' na cabeça e vem dizer que eu fiz bronzeamento artificial... me perdoem, eu não aceito esse tipo de coisa", disse.