Publicidade
Camaçarí / BA - 22 de Setembro de 2024
Publicado em 06/10/2022 10h15

Prefeitura promove evento comemorativo ao Dia do Idoso e anuncia retorno do Projeto Envelhecimento Ativo e a construção da Casa do Idoso

Dias d'Ávila
Por: Visão Diária Ascom

Aconteceu nesta quarta-feira (05) um evento comemorativo em referência ao Dia do Idoso, no Ginásio Esportivo José da Cruz Azevedo, na Urbis. A confraternização foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da ação conjunta das secretarias municipais de Desenvolvimento e Proteção Social (SEDES); Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC); Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU) e teve como objetivo, também, anunciar a volta do Projeto Envelhecimento Ativo, suspenso por dois anos por conta da pandemia e a construção da Casa do Idoso.
 
De acordo com Lourdes Santiago, Presidente do Conselho do Idoso de Dias d'Ávila, a programação do Dia do Idoso (das 09h às 14h) contou com café da manhã, palestras sobre higiene bucal, qualidade de vida do idoso (corpo e saúde mental), música e outras atividades recreativas.
 
Para a Assistente Social do CRAS e técnica de referência do grupo de idosos Vida e Saúde, Ivanete Santana, o retorno do Projeto Envelhecimento Ativo é muito importante para trabalhar o corpo e a mente dos idosos, com atividades recreativas e de educação física, sobretudo vindo depois de um período de maior reclusão por conta da pandemia. Ela destacou também a construção da Casa do Idoso, que complementará o Projeto de Envelhecimento Ativo, servindo de sede para realização de atividades físicas, lúdicas, recreativas e de convivência com este público-alvo.
O Secretário de Desenvolvimento e Proteção Social, Alexandre Castro, destacou a "extrema importância da prefeitura em acolher as demandas dos idosos do município, principalmente após o controle da pandemia, com a quarta dose da vacina contra a Covid-19 sendo ofertada à população e a consequente diminuição de casos graves na cidade, possibilitando assim o retorno dos projetos da prefeitura".
 
O secretário também valorizou a construção da Casa do Idoso, que proporcionará mais ações de socialização e recreação dos idosos do município.
 
Para Maria José Sales dos Santos, 80 anos, que sempre participou do Projeto Envelhecimento Ativo, o retorno deste programa é muito importante e fez questão de lembrar, emocionada, como ela entrou para o projeto. Segundo Dona Maria, ela tinha acabado de perder um filho em um acidente de trânsito e estava devastada por isso, foi quando uma amiga a convenceu em entrar no projeto, que a acolheu, deu suporte psicológico e foi através do programa, que ela se sagrou Miss Envelhecimento Ativo, fato que ela conta com bastante orgulho e irreverência.
Publicidade

Comente essa notícia