O ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) derrotou neste domingo (30/10) o presidente Jair Bolsonaro (PL) e vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos.
Mesmo sem o fim da apuração, matematicamente o petista está eleito, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, com 98,72% ele tem 50,82% dos votos válidos, enquanto o chefe de Estado, 49,18%. É a primeira vez na história que um presidente não consegue se reeleger no país.
O vice de Lula é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), seu principal rival político no início do século.
Aos 77 anos, o cacique petista foi presidente brasileiro entre 2003 e 2010. Ele também fez a sucessora, Dilma Rousseff, que sofreu impeachment no segundo ano do segundo mandato, em 2016.
Ele foi preso no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, em 2018, ano em que Bolsonaro venceu a eleição contra Fernando Haddad (PT). No ano seguinte, foi solto.
Desde a saída da prisão, o petista se consolidou como o grande opositor do ainda presidente. Maiores nomes da polarização política em que o Brasil está imerso, Lula e Bolsonaro protagonizaram embates ideológicos nas propagandas eleitorais e nos debates da TV Globo e da Band.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!