Publicidade
Camaçarí / BA - 26 de Novembro de 2024
Publicado em 17/11/2022 13h00

Grupo de rendeiras de Dias D'Ávila participam de projeto com foco no empreendedorismo local

Iniciativa visa a geração de renda e o incentivo da valorização cultural na comunidade
Por: Assessoria de comunicação

A Associação de Rendeiras do Rendavan, grupo de 50 artesãs que exercem suas atividades no bairro Cristo Rei, na cidade de Dias d'Ávila (BA), estão participando do Miniempresa na Comunidade, projeto desenvolvido pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia) e patrocinado pelas empresas Bayer, Basf, Braskem, Oxiteno e Cofic, que visa contribuir o desenvolvimento de atividades empreendedoras, trazendo ênfase na geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A partir da iniciativa, o grupo de rendeiras passaram a trabalhar com o desenvolvimento de duas miniempresas, uma com foco na sustentabilidade ambiental, confeccionando produtos criados a partir do material reciclável da caixa de leite e a outra com o foco no desenvolvimento de produtos com a renda de birro, como forma de valorização cultural do trabalho que tem um importante contexto histórico, buscando aproximação e valorização da comunidade local.

  

Entre os produtos desenvolvidos com foco em geração de renda, estão: carteiras, bonecas, kits para cozinha, bolsas, materiais de escritório, produzidos de forma sustentável a partir da utilização de caixas de leite. Além de produtos com foco na renda de birro, que contam com bolsas, bordados, toalhas, kits para casa, carteiras, entre outros. 

 

A Mestra Dinoelia Trindade, Coordenadora Executiva da Associação Rendavan, explica a importância da implementação do Miniempresa na Comunidade. "Estamos muitos felizes com a parceria da JA Bahia e seus apoiadores, que veio em um momento difícil por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19, onde estávamos precisando de incentivo e apoio para a retomada das nossas atividades. Através do projeto, jovens que estavam a dois anos praticamente sem trabalho, puderam sentir um despertar para o empreendedorismo dentro da sua própria comunidade. Então, essa parceria tem trazido frutos a longo prazo, onde já pensamos em implementar na cidade de Dias D'Ávila a escola da renda, um espaço de memória e comercialização. Por isso, agradecemos esse projeto por essa oportunidade de ensinar o empreendedorismo na prática na nossa comunidade", finaliza.  

 

Para fechar o projeto, no dia 01 de dezembro de 2022, haverá a certificação de todos os participantes e uma feira de apresentação dos produtos que foram desenvolvidos no programa Miniempresa na Comunidade, como forma de apresentação dos resultados e incentivo a geração de renda para a comunidade local. A feira ocorrerá das 09h às 17h, na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no bairro da Varginha em Dias d'Ávila-BA. 

 

Sobre o Miniempresa na Comunidade 

 

O Miniempresa na Comunidade oferece uma experiência prática na criação e gestão de uma empresa, onde jovens e adultos aprenderam os conceitos da livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. 

 

De acordo com Tainã Neves, gerente executiva da JA Bahia, a iniciativa visa incentivar e proporcionar benefícios futuros para as comunidades. "São diversos os benefícios, entre eles, a conscientização da importância da cultura local, além do desenvolvimento de uma renda independente uma vez que, através do projeto, eles aprenderão a formar essa renda na teoria e na prática criando uma empresa do zero, podendo alavancar com propriedade e conhecimento seu empreendimento na região", explica.

Sobre a JA  

Uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, a Junior Achievement, fundada em 1919, estimula o desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho através do método "aprender-fazendo".   

  

A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há 36 anos no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.  

 

Na Bahia são 75.651 jovens beneficiados, 4.064 voluntários, 468 escolas parceiras e mais de 30 empresas parceiras. A JA Bahia atua no estado com atendendo alunos do ensino fundamental e médio, com programas que abordam conteúdos de educação financeira, empreendedorismo e preparação para o jovem no mercado de trabalho. Para conhecer sobre os programas e como fazer parte acessem o site: jabrasil.org.br/ba e redes sociais: @jabahia.

 

 

Publicidade

Comente essa notícia