Publicidade
Camaçarí / BA - 22 de Setembro de 2024
Publicado em 11/12/2022 09h36

Aula Inaugural do Programa Cidadão do Futuro – Projeto Ser Jovem movimentou o Ginásio da Urbis Dias d'Ávila

.
Por: Visão Diária Ascom

Com o Ginásio Esportivo José da Cruz de Azevedo lotado foi dado o pontapé inicial do Programa Cidadão do Futuro – Projeto Ser Jovem, que teve na manhã desta quarta-feira (07/12), a Solenidade da Aula Inaugural para os 500 jovens aprovados no Processo Seletivo da iniciativa.

 

O evento contou com a participação de diversos secretários municipais e representantes da Câmara Municipal. Em sua programação constou a apresentação formal do Programa aos pais dos alunos presentes e os discursos das autoridades municipais sobre a importância do Projeto para a capacitação técnico-profissional da juventude diasdavilense.

Na oportunidade, os secretários Ivan Lima (SEDEC) e Gilmar Cardoso (SEDUC), a Coordenadora do Ser Jovem, Jaqueline Cruz, o Prefeito Alberto Castro e as coordenadoras do SENAI (Região Metropolitana), Jeane Dantas e Iana Simões, destacaram os esforços empenhados para a implantação do projeto no município e como os cursos ofertados em parceria com o SENAI contribuirão para um conhecimento amplo e fundamental para o desenvolvimento destes jovens no mercado de trabalho.

 

Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação da camisa do Projeto e da entrega simbólica a jovem Clarissa Soares, 15 anos, encantando o público pela beleza do fardamento e pelo carisma da estudante.

 

Luciana Souza Ramos, mãe de Sophia Ellen Ramos, aprovada no Ser Jovem afirma que ficou muito feliz quando soube do Projeto, pois tinha confiança que sua filha poderia ser aprovada e que transbordou de alegria com a aprovação de Sophia. Já na visão da adolescente de 17 anos, o programa é muito importante para ampliar o conhecimento dos jovens, além de ser o primeiro contato com o mercado de trabalho. Sophia destacou também os cursos promovidos pelo SENAI, que enriquecerão os currículos dos beneficiários do programa.

Para Gilmara Chagas Conceição, mãe do aluno Rafael Conceição, é uma satisfação ter um filho dedicado aos estudos. Na ocasião, ela elogiou a Prefeitura pela iniciativa e afirmou estar muito feliz com a conquista do filho e pela implantação do projeto no município.

 

O "Cidadão do Futuro – Ser Jovem" foi estabelecido pela Lei Municipal 573/2019 e é promovido pela Prefeitura de Dias d'Ávila, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Neste ano de 2022 foram disponibilizadas 600 vagas para estágios, sendo 500 de início imediato e 100 para cadastro de reserva. No total, foram cerca de 2700 inscritos para o Processo Seletivo. Todos os aprovados receberão bolsa-auxílio de R$ 400,00 durante toda a sua permanência no programa.

 

O Projeto Ser Jovem é muito mais que um programa de menor aprendiz. Seu maior objetivo é promover educação e conhecimento aos participantes, através da formação técnico-profissional metódica de qualidade, antes da inserção dos jovens nas repartições públicas para que, a partir disso, consigam evoluir no seu desenvolvimento pessoal e ter um futuro melhor.

Os cursos ofertados durante o período de qualificação são nas áreas de Assistente Administrativo, Operador Logístico, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, dentre outros.

 

Essa é mais uma ação da atual Gestão Municipal que visa o desenvolvimento de Dias d'Ávila através do fomento à Educação e formação profissional, para gerar emprego e renda aos munícipes e, com isso, fazer a economia da cidade girar, além de propiciar uma melhor condição de vida aos diasdavilenses.

Publicidade

Comente essa notícia