O auditório da Prefeitura de Dias d'Ávila sediou, nesta quinta-feira (15), mais um ato solene de Juramento à Bandeira, dos novos dispensados do Exército Brasileiro, em cumprimento ao estabelecido em agenda, junto ao Comando da 6ª Região Militar.
Com o espaço praticamente lotado, o evento teve todo o protocolo militar executado, como a chegada e retirada solene da Bandeira Nacional, no início e no fim do ato cívico, respectivamente e canto do Hino Nacional pelos dispensados.
Em seguida, o 1º Tenente da 6ª Região Militar, Luiz Fernando Barbosa, discursou destacando a importância do evento solene para a sociedade brasileira, bem como a relevância das Forças Armadas no processo de construção de cidadãos mais conscientes, patrióticos e que respeitem a hierarquia, a ética e a disciplina. O Tenente também ressaltou a importância do documento de dispensa para todos os atos civis, como na exigência para vagas de emprego, posse aos aprovados em concursos públicos, retirada de passaporte e até mesmo na solicitação da aposentadoria. Por isso, ele ressaltou que todos guardem com bastante zelo o documento militar que eles receberão.
Dando continuidade ao ato solene, o Tenente Barbosa passou a palavra para a Secretária Municipal de Governo e Planejamento, Jeane Cruz, que representou o Prefeito e Presidente do Serviço da Junta Militar de Dias d'Ávila, Alberto Castro. Na oportunidade, ela destacou que os dispensados "não foram convocados para a Guerra e sim para servir à pátria".
Além disso, Jeane frisou que o ato solene de Juramento à Bandeira ratifica o momento da vida em que os jovens passam a responder civil e criminalmente pelos seus atos, por conta da maioridade civil. Também foi destacado pela Secretária de Governo, a importância dos estudos para diminuição das desigualdades nas oportunidades e posterior crescimento do conhecimento, que abre portas para melhores empregos e melhor condição de vida.
Encerrando a cerimônia, o Tenente Barbosa afirmou que o documento de dispensa estará disponível para os cidadãos que participaram da solenidade desta quinta-feira (15/12), em até 30 dias, na Junta de Serviço Militar de Dias d'Ávila, localizada no SINEBAHIA ou pelo site do Exército Brasileiro, onde poderá ser retirado o documento em formato PDF.