A Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Camaçari, disponibilizou, nesta segunda-feira (16/1), o carnê referente à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com vencimento da cota única e primeira parcela em 10 de março de 2023. A novidade deste ano, é a implantação da modalidade de pagamento via PIX, através do QR Code impresso no boleto, que passa a valer a partir da próxima terça-feira (24/1).
O contribuinte pode ter acesso ao carnê clicando aqui, onde escolhe entre as opções "Cota Única 2023" ou "Carnê e Parcelas IPTU 2023". Na sequência, deve informar usuário e senha correspondentes, e então emitir o boleto. Segundo informações da pasta, foram lançados 82.661 carnês. Os contribuintes que optarem pelo pagamento da cota única, até a data de vencimento terão 10% de desconto, porém é necessária a adesão ao Domicilio Tributário Eletrônico (Dt-e).
Quanto à isenção sobre o pagamento do IPTU em Camaçari, têm direito os munícipes de baixa renda, que só possuem um imóvel, cujo valor referente ao imposto predial é de até R$ 170,74. Nestas condições, em Camaçari, o quantitativo de desobrigados do pagamento é de 4.759 propriedades.
O valor mínimo das parcelas do importo é se R$ 50, e os pagamentos podem ser efetuados nas agências da Caixa, inclusive via Internet Banking e nas lotéricas. Nas demais instituições bancárias, como Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Banco de Brasília (BRB), só é possível quitar o débito via internet banking. Com relação aos carnês que já foram impressos, que não possuem o código de barras para pagamento via PIX, se o pagante optar por este meio de quitação, precisará emitir segunda via da conta, no site da Sefaz.
Para mais informações, os munícipes podem entrar em contato com a Sefaz através do WhatsApp (71) 98796-9856, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; por meio do serviço de call center, no telefone (71) 2886-1345, nos mesmos dias e horários; ou se dirigir à sede da pasta, localizada no Centro Administrativo (prédio azul), das 8h às 13h30. Esclarecimentos sobre o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e a de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) 2023, também são disponibilizadas através destes canais de comunicação.
Foto: Tiago Pacheco