Publicidade
Camaçarí / BA - 23 de Novembro de 2024
Publicado em 16/02/2023 20h23

TV Câmara completa 16 anos com nova programação e expectativas para implantação do sinal aberto

Camaçari
Por: Visão Diária Ascom

A TV Câmara de Camaçari completa 16 anos, nesta quinta-feira (16/02), e comemora a data com novidades na grade da programação. O canal segue reformulando-se e com expectativa de estreia novos programas que irão trazer ainda mais diversidade e colocar o povo e a cultura de Camaçari no centro da produção, abordando assuntos e temas de interesse público.

Entre os programas já em fase de produção e gravação estão os que terão veiculação semanal: Tudo Passa pela Câmara, Ponto por Ponto, Giro do Legislativo, Mais Esporte, Papo D'Elas, Camaçari em Debate, Conexão Cultural e o Camaçari Acontece. Além disso, terá veiculação quinzenal o programa Farol Negro. Já os programas que serão veiculados mensalmente são Trajetória, Mundo Gamer, Pé na Estrada, Câmara Rural e Afropapo. Serão atemporais e veiculados ao longo da programação os programas Minuto do Vereador, Na Estrada com o Veréa e o programa Na Casa do Povo.

Recentemente, em 2022, foi concluído o processo de liberação da consignação do canal de TV e também do canal através do qual funcionará a Rádio Câmara de Camaçari. A outorga foi oficializada pelo Ministério das Comunicações, através da publicação das portarias 7302 e 7303 no Diário Oficial da União. Também foram assinados os acordos de cooperação para implantação e operação do sistema de transmissão em sinal aberto. Com a assinatura do acordo, a Câmara passou a ter liberação para iniciar o processo de licitações para compras de equipamentos e todas as questões técnicas que envolvem o funcionamento dos canais.

A TV Digital funcionará no canal 44 UHF e a rádio FM com operação de frequência no dial 94,7 MHz. Na Bahia, apenas dois municípios contam com liberação de sinal aberto para TV Legislativa, sendo eles Salvador e Barreiras. Já sinal aberto de rádio, quatro municípios estão autorizados, sendo Brumado, Barreiras, Salvador e Teixeira de Freitas.

Para o presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), as mudanças chegam para democratizar o acesso ao conteúdo produzido pela TV Câmara. "É uma honra poder conduzir esse trabalho de democratização do acesso ao conteúdo produzido pelos profissionais que compõem a TV legislativa. Esperamos poder efetivar esses avanços em breve e levar a Câmara de Camaçari até a casa das pessoas de maneira democrática. Acreditamos que a TV Câmara é uma ferramenta importante de diálogo com a população", afirmou.

A diretora de Comunicação da Câmara, Juliana Mandu, também reforçou a intenção de humanizar a comunicação feita pelo Poder Legislativo, tornando a TV Câmara mais acessível, popular e refletindo o que acontece na cidade. "Entendemos que a TV Câmara é um instrumento de comunicação com a comunidade que se torna ainda mais potente com a chegada do sinal aberto. É o trabalho do parlamento que passa a chegar com mais força na casa das pessoas", complementou.

Para o diretor da TV, Cristyan Filipe, o momento é de construção e trabalho e de celebrar as mudanças positivas. "Estamos trilhando o caminho da diversidade e da democracia na comunicação, buscando colocar cada vez mais a população, a cultura e o dia a dia de Camaçari nas telas da TV Câmara. A ideia é tornar cada vez mais a TV um espelho da cidade, dando espaço para as pessoas e para tudo que acontece aqui na cidade", afirmou.

TRAJETÓRIA

A TV Câmara de Camaçari foi implantada de forma experimental, no ano de 2007, alcançando status de primeira TV legislativa implantada fora de capitais de todo o norte e nordeste. Parte do seu processo de implantação teve como contribuição a troca de experiências em visitas feitas à cidade de Bauru, em São Paulo, onde foi implantada a primeira programação televisiva gerada por uma casa legislativa. Lá foram coletadas informações que foram utilizadas para a implantação do canal de comunicação em Camaçari.

A TV faz parte da estrutura de comunicação da Câmara, estando ligada à Diretoria de Comunicação. No início, a programação consistia basicamente na transmissão das sessões em plenário. Na época, as limitações técnicas eram grandes e o improviso fazia parte do funcionamento do canal.

Em 2009, a TV começou a produzir novos programas, como o Jornal da Câmara, que era apresentado ao vivo, o Camaçari em Debate, que trazia convidados para debater sobre temas diversos, e o Resumo da Semana, que fazia um apanhado de como tinha sido o trabalho legislativo. De lá para cá, a programação foi passando por diversas modificações, com a inserção de novos programas.

Ao longo dos anos, a TV Câmara foi evoluindo, tornando-se cada vez mais profissional e virando referência de comunicação na cidade. Equipes maiores, equipamentos mais modernos, qualidade melhor de som e imagem, estúdio pronto para gravar programas diferentes.

Em 2013, o sinal passou a ser distribuído através do canal 53 da TV Litorânea (A Cabo), atendendo a uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que orientava que canais com conteúdo afins ficassem na mesma faixa de transmissão.

Em 2016, a Câmara Municipal realizou concurso público com oferta de vagas para profissionais da área de Comunicação com lotação na TV Câmara. Com a nomeação dos profissionais, o quadro ganhou repórteres, editores de texto, produtores fixos, dando mais um avanço para a construção da identidade e fortalecendo o trabalho realizado pelo canal.

Em 2017, a TV passa por mais uma mudança, passando a ser transmitida em sinal digital, através do Canal 25.1 da TV Litorânea. Além disso, também aconteceu a renovação de todo o aparato tecnológico de produção, captação e edição do conteúdo produzido. As mudanças permitiram, por exemplo, a primeira transmissão ao vivo de um evento realizado fora da Câmara, que foi o desfile de 07 de Setembro.

Publicidade

Comente essa notícia