Nesses quatro dias de Carnaval, em Salvador, diversos objetos proibidos foram retidos nos portais de abordagem da Polícia Militar, nas entradas dos circuitos de Carnaval. Armas e variados objetos perfurocortantes foram apreendidos com os foliões.
Apenas no último domingo (19/2), um facão, seis peixeiras, uma algema, além de diversas facas de serra foram retidos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), também foram achados garfos, facas menores, estiletes, tesouras, alicates de obra e de unha, chaves de fendas, canivete, abridores de latas, saca rolha, barras de ferro e palitos de churrasco.
Os 42 Portais são foram instalados nos pontos de acesso ao evento e são equipados com câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial. Os policiais que atuam nas barreiras revistam bolsas e usam detectores de metais para barrar essas armas. Diversos simulacros de armas de fogo e até uma espada samurai, com cabo em alto relevo, foram apreendidos durante a festa.
O secretário da Segurança do estado, Marcelo Werner, reiterou que estes objetos são armas e podem machucar os foliões. “Pedimos a cooperação de todos, que não tragam estes itens à folia. Já apreendemos de tudo, mas infelizmente as pessoas continuam trazendo armas aos circuitos da festa”, frisou