O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou nesta sexta-feira (24/2), que mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família em março. Segundo o gestor, essas pessoas estavam recebendo de forma irregular, pois não preenchem os requisitos básicos do programa.
Segundo o Uol, a expectativa do governo com o pente-fino é que 2,5 milhões de benefícios sejam cancelados no total. Cerca de 2,2 mil famílias já decidiram sair voluntariamente do programa, por meio de um aplicativo disponibilizado pelo governo federal.
Agora, o governo está revisando as famílias inscritas. De acordo com Dias, a reestruturação também contará com a inclusão de aproximadamente 700 mil famílias que se encaixam nas regras e não estavam recebendo.
“A avaliação é de que a gente vai ter uma retirada mínima de 2,5 milhões de irregulares. Mas, também, com busca ativa, temos condições de trazer para o recebimento quem tem o direito e estava na fila, estava fora, gente que está passando fome”, disse ele, em entrevista a Globo News.
Em fevereiro, o benefício será pago a 21,8 milhões de famílias.