“Eu gastei R$ 4.100 e eles sumiram”. O relato da empresária Ingrid Oliveira, de 37 anos, é um entre várias queixas de clientes da extinta loja de móveis Sofá Design, em Salvador. O estabelecimento, que funcionava na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, fechou as suas portas em fevereiro deste ano e deu calote em pessoas que compraram materiais no local. Desde então, a empresa não aparece mais nas redes sociais e não atende ligações.
Ingrid contou ao Metro1 que comprou um sofá em 5 de janeiro, no valor de R$4,1 mil e estava aguardando a entrega, quando descobriu, nesta segunda-feira (6), o calote. “Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas ploltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”.
Foi pela mesma conta nas redes sociais que o engenheiro civil Delson Saad, 45, se descobriu vítima da mesma situação.
“Eu e minha esposa compramos um sofá de R$ 3.990 em agosto do ano passado. A partir daí, seriam 90 dias de prazo para a entrega. Chegou novembro, nada foi entregue. Fui na loja e justificaram que houve um erro na matéria prima e, por isso, pediram mais 30 dias. Dezembro chegou ao fim e o sofá não chegou. Então eu disse que não queria mais e pedi o meu dinheiro de volta. Me informaram que o estorno foi feito e que o dinheiro cairia na conta em 30 dias úteis, mas não depositaram. Foi aí que descobri o golpe: vi no Instagram que fecharam todas as lojas do Brasil”, relatou.
Calote nacional
Delson e Ingrid fazem parte de um grupo no WhatsApp com mais de 70 clientes lesados pela loja Sofá Design ao redor do país. A empresa tinha lojas físicas em oito cidades no Brasil; João Pessoa, Campina Grande, Salvador, São Paulo, Brasília, Recife, Natal e Fortaleza. Há relatos similares envolvendo as filiais de todos os municípios.
“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, acrescenta.
Sumiço
O Metro1 tentou entrar em contato com a loja pelo número de telefone disponibilizado pela empresa, mas ele consta como inexistente. “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
Nas avaliações do Google, a loja da capital baiana conta com 86 comentários e nota média de 1,9 do total de 5. A expressa maioria dos comentários tem reclamações de clientes relacionados à entrega dos produtos comprados.
Defesa do Consumidor
Em contato com a reportagem, o diretor de fiscalização do Procon na Bahia, Iratan Vilas Boas, informou que o órgão está ciente das denúncias e em processo de investigação da empresa Sofá Design.
“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar direitos”, explica Iratan.
Os consumidores que não receberam os móveis comprados têm o direito de exigir o cumprimento forçado da oferta; o recebimento de um produto similar ou equivalente; ou a indenização por danos morais ou materiais, a depender do caso. As pessoas prejudicadas podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor para denunciar a fraude. Já para os casos que desejam indenização, os consumidores devem reclamar nos órgãos do poder judiciário.
Os clientes entrevistados afirmaram que estão se organizando para entrar com um processo judicial contra a empresa. O Metro1 teve acesso aos documentos comprobatórios das compras.