Publicidade
Camaçarí / BA - 21 de Setembro de 2024
Publicado em 08/03/2023 12h15

Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari tem nova presidência

.
Por: Visão Diária

A Chapa 1 – Garra Metalúrgica foi eleita para mais um mandato à frente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, renovando o trabalho desenvolvido em defesa do emprego e dos direitos da categoria nos últimos anos. O pleito ocorreu no último dia 13 de janeiro. Evandro de Souza Florentino Filho, funcionário Ford, presidirá a entidade pelos próximos quatro anos. Na última gestão, ele atuou como tesoureiro da entidade e conhece profundamente os desafios que o trabalhador enfrenta e os caminhos para superá-los.

A nova direção do Sindicato também tem a participação importante dos trabalhadores da manutenção do Polo Industrial de Camaçari e também do setor Eólico, companheiros que fortalecem a luta sindical em defesa da categoria.

Os 98% dos votos obtidos pela Chapa 1 reforçam o reconhecimento do papel fundamental que a entidade tem jogado para vencer as adversidades econômicas provocadas desde a saída do Complexo Ford da Bahia, como ocorreu em outras plantas da montadora em todo o Brasil.

Um dos compromissos da nova gestão é dar prosseguimento obstinado à recuperação dos empregos, com a instalação de nova empresa no parque industrial deixado pela montadora americana. Logo após o anúncio do fechamento da Ford, o Sindicato se pautou pela busca incansável de negociar junto ao governo do Estado, empresas e até governos estrangeiros para garantir a chegada de indústrias interessadas.

O anúncio por parte do ex-governador Rui Costa, feito recentemente, de que a BYD, maior empresa de veículos elétricos do mundo, vai ocupar o local, não é mera coincidência, mas sim resultado também da insistência do STIM Camaçari, na gestão do presidente Júlio Bonfim, em se articular politicamente para viabilizar o novo projeto, o que, agora, se comprova.

Assim, a nova direção eleita terá, já em breve tempo, a missão de atuar com protagonismo com a chegada de uma nova empresa, a fim de assegurar as melhores condições para os trabalhadores e incentivar a contratação de mão de obra local, para gerar emprego, renda e voltar a movimentar a economia de toda a Região Metropolitana de Salvador.

HISTÓRIA DE CONQUISTAS
Apesar da crise da economia e do governo Jair Bolsonaro, que levaram ao fechamento de diversas empresas no Brasil, a exemplo da Ford, em 2021, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari soube proteger o trabalhador e, diante do cenário, fazer avançar em conquistas econômicas e sociais.

Durante o período mais grave da crise econômica, o Sindicato negociou com a Ford e outras empresas do setor alternativas para demissão em massa, como a adoção de férias coletivas e lay off. Foi através de acordos com duração de dois anos que a entidade garantiu ganhos e evitou que o trabalhador ficasse vulnerável por causa do agravamento da crise. Os metalúrgicos de Camaçari também se tornaram referência ao obterem o maior índice de reajuste real de salários do setor em todo o país.

Agora, espera-se que o governo Lula estabilize o Brasil política e economicamente e atue para rever medidas que prejudicaram a classe trabalhadora e a questão do emprego no Brasil, como a famigerada Reforma Trabalhista, que só retirou direitos e precarizou as condições de trabalho.

Veja lista completa da nova direção do Sindicato:

DIRETORIA EXECUTIVA:
* PRESIDENTE – EVANDRO DE SOUZA FLORENTINO FILHO – FORD;
* SECRETARIA DE ADM. E FINANÇAS – AURINO PEDREIRA DO NASCIMENTO FILHO – APOSENTADO/ABB;
* SECRETARIA GERAL E DE ORGANIZAÇÃO – FRANCISCO JOSÉ SOUSA E SILVA – ABB;
* SECRETARIA DE FORMAÇÃO E POLITICA SINDICAL – HEBERT PINTO DOS NASCIMENTO – G.E. ENERGIA RENOVÁVEIS LTDA;
* SECRETARIA DE IMPRENSA E DE COMUNICAÇÃO – SÉRGIO PEDREIRA SAMPAIO – ABB;
* SECRETARIA DE SAÚDE E PREVIDÊNCIA – GILSON SANDES SOUZA – APOSENTADO/ABB;
* SECRETARIA POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTAÇÕES SOCIAIS – CLEIDSON SANTOS DE ARAÚJO – SIEMENS GAMESA;
* SECRETARIA JURÍDICO – EDSON BARBOSA DA SILVA – APOSENTADO/ABB;
* SECRETARIA DA MULHER – SIDINEI CARLOS BRITO DOS ANJOS – MANSERV;

DIRETORES EXECUTIVOS SUPLENTES: PAULO CESÁR MARQUES DE ARAÚJO – G.E ENERGIAS RENOVAVEIS LTDA; RAFAEL DE OLIVEIRA FREITAS – SIEMENS GAMESA; EDSON CARDOSO DA SILVA – SIEMENS GAMESA; BERNARDO NUNES MESQUITA – SIEMENS GAMESA; THIAGO SANTOS PAIVA – G.E ENERGIA RENO- VAVÉIS LTDA; DENIVAL PACHECO DOS SANTOS – MANSERV; JOENE DE JESUS DOS SANTOS – TURBOSERV; MACIO FERREIRA ROCHA – TURBOSERV; DAVID ROCHA CARVALO – MANSERV; RENATO SOARES CERQUEIRA – APOSENTADO/ABB; LUIZ ANTONIO DE SOUZA MELLO – APOSENTADO/ABB; JOSEMAR COSTA TEIXEIRA – APOSENTADO/ABB; LUIZ ALBERTO DA SILVA PORTELA – APOSENTADO/ABB; TENORIO AUGUSTO DAMACENO PERNUNA – APOSENTADO/ABB; MIGUEL ARCANJO ALVES DE SOUZA – APOSENTADO/ABB; ANTONIO PERREIRA DE FARIAS – APOSENTADO/ABB; VALDIS PINTO DE SÁ – APOSENTADO CEMAN; ALDOBERTO DE JESUS – APOSENTADO/ ABB; PAULO ROBERTO SOUZA DE JESUS – APOSENTADO/ABB; CONSELHO FISCAL TITULAR – WILSON DE CARVALHO PINTO – ABB; TOMIRES SOUZA SÃO RICARDO – APOSENTADO/ABB.

Publicidade

Comente essa notícia