Desde a segunda-feira (13/3), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia passou a oferecer o atendimento com coleta biométrica em 11 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com retomada de forma gradativa e mediante agendamento, o serviço voltou a ser oferecido nas cidades de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde,São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
A realização da biometria é feita a partir de três etapas: coleta das digitais dos dedos das mãos, assinatura e registro fotográfico. Nesse novo ciclo, o procedimento visa contemplar eleitores e eleitoras que fizeram o alistamento eleitoral (1ª via do título) de modo on-line (Título Net), durante a crise sanitária do novo Coronavírus, e àqueles que precisam regularizar a situação cadastral por terem deixado de comparecer à revisão biométrica obrigatória finalizada em fevereiro de 2020, nas cidades onde o procedimento foi obrigatório.
Para agendar o atendimento, o cidadão precisa acessar o site www.tre-ba.jus.br e buscar o menu Serviços eleitorais > Serviços Online > Agendamento de atendimento presencial. No ato de comparecimento ao posto de atendimento da Justiça Eleitoral é imprescindível a apresentação de um documento oficial com foto e comprovante de residência.
Biometria na Bahia
Ao todo, 13 cidades baianas já contam com serviço da biometria. Os trabalhos iniciaram na cidade de Lauro de Freitas, seguiram para Salvador e agora amplia-se para a RMS.
Retomada gradativa
Conforme o cronograma do Eleitoral, em 20 de março será retomado o atendimento em Feira de Santana e Vitória da Conquista; em 27 de março será nas cidades de Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Barreiras, Ilhéus, Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro, Eunápolis, Paulo Afonso, Valença e Luís Eduardo Magalhães. A partir de 10 de abril, o serviço será iniciado nas demais cidades do estado.