A Maternidade Regional de Camaçari, administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), que realiza em média 15 procedimentos obstétricos por dia, iniciou o mutirão de cirurgias eletivas na última segunda-feira (13), o que aumentou em 134% o número de atendimentos.
O agendamento das pacientes que participam do mutirão foi feito durante pela Feira Março Mulher, da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) que aconteceu entre os dias 8 e 12 de março, na Arena Fonte Nova. Para garantir que o estoque de sangue se mantenha estável, a MRC decidiu fazer a campanha de doação e assim manter a oferta de transfusões em caso de necessidade.
Como doar
O banco de coleta fica no Hospital Geral de Camaçari (HGC), ao lado da maternidade, e tem déficit maior em sangues do tipo O e B - mas há necessidade de outros tipos sanguíneos também.
Com apenas uma bolsa de sangue, é possível salvar a vida de até quatro pessoas. Para doar, é só comparecer no hospital bem alimentado e com um documento de identidade com foto, além da boa vontade para ajudar o próximo.
O HGC fica localizado ao lado da maternidade, a cerca de 10 minutos a pé. O procedimento é rápido, seguro e quem doa tem um dia de folga no trabalho.
Quem não pode doar
Quem tomou a vacina da gripe (influenza) ou Coronavac (Covid) nas últimas 48 horas.
Quem tomou as demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, por 07 dias.
Quem tiver feito tatuagem nos últimos 12 meses ou endoscopia nos últimos 6 meses
Quem tiver ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ao exame
Mulheres que estejam gestantes ou amamentando
Menores de 16 anos ou jovens entre 16 e 18 anos sem um responsável legal
Pessoas com menos de 50 kg
Crédito das fotos: Divulgação Fesf/Mallu Silva