Publicidade
Camaçarí / BA - 26 de Novembro de 2024
Publicado em 04/04/2023 23h17

Pautas relacionadas à saúde são aprovadas na 8º Sessão Ordinária na Câmara de Camaçari

.
Por: Visão Diária Ascom

A Câmara Municipal de Camaçari apreciou, na 8º Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (04/03), diversas pautas relacionadas à área da saúde. Desde de pedidos de implantação de serviços na costa do município, até a construção de unidades, foram propostas debatidas e aprovadas pelos parlamentares.

O vereador Manoel Jacaré (PSDB), indicou a implantação de um Centro de Cirurgia Eletiva, justificando os resultados positivos do Programa Municipal Fila Zero. O pedido foi oficializado através da Indicação No 172/2023. "No ano de 2022 foram realizadas mais de 2.500 cirurgias eletivas, e nós sabemos das dificuldades que os munícipes de Camaçari têm em realizar esse tipo de procedimento, porque nós tivemos um hospital que fechou as portas para o povo. É justo que a gestão municipal venha abraçar essa questão na oferta de um bom atendimento nas cirurgias eletivas", ressaltou.

Já o vereador Dedel Reis (Republicanos), solicitou ao Executivo Municipal, através da Indicação No 149/2023, que passe a ofertar atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CERII) de forma itinerante. Já a Indicação No 150/2023, também de autoria do vereador, pede a contratação de neuropediatras para os pacientes. As duas indicações solicitam que os serviços sejam ofertados na orla e na zona rural de Camaçari. "Existe uma necessidade por esse profissional, que é a primeira porta para direcionar as crianças para as devidas terapias e tratamentos. Temos uma demanda reprimida devido a nossa cidade ser muito grande, têm pessoas com dificuldade para chegar até o neuropediatra que atende na sede, e é preciso que esse posicionamento seja tomado de imediato. Temos que aproximar o serviço de quem precisa, porque o deslocamento causa muito estresse às crianças, adolescentes e jovens autistas", pontuou.

A implantação de um programa de saúde bucal nas escolas públicas do município, foi defendida pelo vereador Dudu do Povo (CIDADANIA), ao apresentar a Indicação Nº177/2023. "A solicitação é para que a SEDUC instale um odontomóvel em diversas unidades escolares, porque muitas crianças têm perdido até mesmo a estrutura da arcada dentária. Aí peço aos meus pares que aprovem essa matéria, para reforçar ao poder público que possa realizar esse serviço nas escolas", disse.

Outra matéria que foi analisada durante a sessão foi o Requerimento No 009/2023, de autoria do vereador Dentinho do Sindicato (PT), para que seja construído um local exclusivo para fumantes, na área externa da Câmara de Camaçari. "A gente sabe que tem gente que não fuma e se incomoda com o fumante, então o que a Casa precisa é de um espaço para o fumante, porque as pessoas ficam fumando ali na portaria, por exemplo. O aeroporto dos Estados Unidos tem o local de fumante, você vai em qualquer fábrica tem um local para o fumante, em órgãos públicos também. É preciso ter um local destinado para que as pessoas possam fumar", defendeu. Alguns parlamentares pediram a palavra e se posicionaram contra a matéria e outros a favor da construção do espaço, não como forma de incentivo, mas para preservar a saúde de quem não fuma. Após as falas, a matéria foi apreciada e aprovada por nove votos a favor e oito contrários ao requerimento. 

O presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), acrescentou que o debate sobre a matéria era importante para o fortalecimento da democracia. Na oportunidade, ele reforçou que era contra o fumo, mas que prevalecerá a decisão da maioria. "Acho importante que a Casa do Povo faça uma campanha contra o tabagismo. Sabemos dos malefícios que o cigarro proporciona, sabemos das vidas que perdemos por conta do tabagismo. Mas, precisamos respeitar a decisão dos fumantes da Casa, dos fumantes que nos visitam. São cidadãos e aqui, democraticamente, em plenário foi decidido acatar o requerimento. Vou me comprometer a conversar com o vereador Dentinho, para saber como seria possível operacionalizar essa questão", salientou.

Publicidade

Comente essa notícia