Conectada com o clima de preocupação que vem sendo vivenciado pela sociedade devido aos recentes ataques em creches e escolas, causando morte e desespero entre os estudantes e familiares, a Câmara Municipal de Camaçari aprovou importantes indicações requerendo mais proteção nas unidades escolares. As matérias foram apreciadas na 10ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (13/04).
Uma delas foi a Indicação Nº 226/2023, feita pelo vereador Deni de Isqueiro (União), que pediu uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para criarem um programa permanente de ronda escolar por todo o município de Camaçari, junto com a Polícia Militar. "Esta medida é para proteger e dar mais tranquilidade às crianças e aos pais", pontuou.
A Casa também aprovou a indicação Nº 240/2023, do vereador Dudu do Povo (Cidadania), que pede que o Governo do Estado faça estudos para viabilizar a contratação de policiais da reserva para realizarem o trabalho de segurança das escolas. Além destas, os vereadores também aprovaram a Indicação Nº 215/2023, da vereadora Professora Angélica (PP), que propõe que o município faça estudos de viabilidade orçamentária para implantação de detectores de metais nas entradas de todas as escolas do município.
Além da proteção aos estudantes e comunidade escolar, a Casa também se debruçou sobre as questões ambientais, aprovando a Indicação Nº 228/2023, do vereador Manoel Jacaré (PSDB), solicitando que a prefeitura crie uma força tarefa de combate aos crimes ambientais em Camaçari. Na defesa da matéria o vereador lembrou do caso do crime ambiental ocorrido em 22 de junho de 2006 no bairro Parque Real Serra Verde, em que foram lançados, aleatoriamente, produtos tóxicos no solo contaminando pessoas, animais e vegetação local. "Essa força tarefa é para que coisas desse tipo não se repitam", defendeu.
O vereador Tagner (PT) usou a tribuna para manifestar apoio à matéria e lembrou que no ano passado a Casa solicitou que o Executivo fizesse uma parceria com o Governo do Estado para trazer a Polícia Militar Ambiental para Camaçari. "Temos um município com 42 km de praia e uma extensa zona rural. Precisamos viabilizar essa parceria", pontuou o parlamentar.
Ainda sobre o meio ambiente no município, a Casa aprovou duas indicações do vereador Vavau (PSB) referentes ao tema. A Indicação nº 229/2023 solicitou que o projeto Reflora Camaçari seja implementado ao redor do "Campão", em Barra do Jacuípe, e a Indicação Nº 230/2023, pedindo que a prefeitura instale um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária no Loteamento Landirana II, em Barra do Jacuípe.
Diversos outros temas também foram tratados e aprovados pela Casa, tanto voltados para melhorias em áreas públicas de lazer, quanto em melhorias na infraestrutura da cidade. Fechando o Expediente do Dia, a Casa aprovou duas moções. O vereador Tagner (PT) apresentou Moção de Aplausos para o professor Vagner Simões, que foi premiado no Encontro Nacional de Propriedade Intelectual pelo seu projeto de inovação para cidades. A outra foi pedida pelo vereador Vavau (PSB) e foi uma Moção de Pesar pelo falecimento de Tereza Maria Santos Nascimento, conhecida como dona Terezinha dos 46, mãe de 10 filhos, incluindo o ex-candidato a prefeito de Camaçari pelo Psol, professor Sócrates Magno.