Com o tema Economia Criativa, foi realizada a primeira formação da 2ª edição do projeto Adolescente do Futuro. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (20/4), no Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, e reuniu cerca de 130 estudantes de nove escolas municipais da Costa de Camaçari, dos 8º e 9º anos, com idades entre de 14 a 16 anos.
A ação é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e faz parte da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), realizado pelo Grupo de Trabalho Coordenador. A articuladora do programa, Janete Ferreira, falou sobre mais essa iniciativa. "Esse é um filho do PPAC, é algo que a gente entendeu que poderíamos fomentar. Uma ação diferenciada, porque a Fundação Abrinq dá essa oportunidade, para criar, desenvolver além daquilo que está no cronograma o ano todo".
Nesta edição, os estudantes são das escolas municipais Catu de Abrantes, Thomaz Camilo, Professora Lídia Coelho Pinto, Caminho do Mar, Amélia Rodrigues, além dos centros educacionais Marquês de Abrantes, Tancredo Neves, Darcy Ribeiro, e Barra do Pojuca. São 14 estudantes por escola que já podem ser considerados jovens formadores do projeto e podem começar a pensar no plano de trabalho da unidade, este que será apresentado no II Fórum do Adolescente, previsto para março de 2024.
Como este ano os jovens são da costa, a Secretaria do Turismo (Setur) é parceira da ação. A titular do órgão, Cristiane Bacelar, falou sobre o trabalho da pasta, "que é transversal. Ela cuida, principalmente, do bem-estar de toda a população. Nossas crianças e adolescentes são nosso presente e, principalmente, o nosso futuro, nós temos que tratá-los com carinho, com olhar direcionado, para que formemos cidadãos de bem, encaminhando-os para trazer para Camaçari um desenvolvimento maior do que a gente espera", finalizou.
Através do projeto, está previsto um encontro formativo por mês, entre os meses de abril e novembro, nos cinco eixos: Economia Criativa; Inovação e Tecnologia; Formação para o Mundo do Trabalho; Empreendedorismo Jovem; Educação, Saúde e Assistência Social. Como bônus, ainda serão realizadas visitas de campo aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Uma das formadoras foi a idealizadora do grupo de dança internacional, Sembó Mundo, Manu Casaldi, que falou sobre o grupo e a dança como forma de transformação social. "São artistas da diáspora, muitos deles são africanos, que já são exemplos desses adolescentes que conseguiram encontrar outro rumo. Muitos deles chegaram de Angola e agora estão viajando, apresentando a cultura deles pelo mundo, isso é desafiador, muito significativo, porque realmente é a demonstração que alguns ciclos não necessariamente se repetem. Se a gente cria as condições para que o contexto seja transformado, para que a arte seja cada vez mais humanizada e compartilhada, a gente pode representar histórias transformadoras", ponderou.
A estudante do 9º ano do Centro Educacional Marquês de Abrantes, Joana Rodrigues, 14 anos, é Miss Continente Salvador e Miss Continente Bahia e, agora, passa a ser uma jovem multiplicadora. Ela falou sobre a importância de participar da iniciativa, "é uma experiência nova para mim, embora eu já tenha participado de muitos eventos, não participei de um como esse. É uma experiência ótima conhecer pessoas novas", finalizou animada.
Também participaram como formadores, a cantora e advogada, Andressa Arruda; o consultor empresarial e engenheiro, Rubem Almeida; o cantor e compositor, Marcos Sampaio; o fotógrafo e poeta, Jonas Gabriel; o cartunista Paulo Serra; o escritor mirim, Ícaro Filho; o coordenador do Fotografe Camaçari, Átila Borges; e representantes das organizações Amvox e grupo junino Fogueira Santa. A Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) também marcou presença com o Limpec Educa.
Estavam presentes ainda, o padrinho da edição do projeto, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos; o diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta; e a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara. A Secretaria de Governo (Segov) também é parceira da ação.
Foto: Jean Victor