O Parque Verde foi o segundo bairro da sede a receber, neste ano, o projeto Cata Bagulho, da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). A iniciativa, inédita no município, passou por lá nesta quinta-feira (26/4), movimentando a rotina dos moradores.
A equipe da Sesp começou o trabalho na Rua Seriguelas, circulando e recolhendo, pelas vias do bairro, o material descartado pela população. Enquanto aguardava o caminhão da coleta se aproximar da porta de sua casa, Lucidalva Rodrigues, moradora da casa n.º 82, mostrou, no quintal de sua casa, o sofá a ser descartado. "Está tendo muita doença como a dengue, né? Aí quero jogar isso fora", disse a mãe de família, que já está no Parque Verde há mais de 10 anos.
Em campo, a secretária da pasta, Arlene Rocha, à frente da equipe, ressaltou que esse tipo de material não pode ser jogado em qualquer lugar. "A ideia do Cata Bagulho é justamente a gente atuar para melhorar a limpeza das ruas! Aqui podem ser entregues materiais tipo vidro, madeira, papelão. O que a gente não está recolhendo aqui, hoje, é entulho e outros restos de obras, e também o lixo doméstico, que todos os dias têm o horário certo para ser recolhido, normalmente", explicou. Poda de árvore também é um item que não é recolhido pela iniciativa, que devem ser dispensadas, como os outros materiais proibidos, nos pontos de Entrega Voluntária (PEV) e Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV) mais próximo.
João Abílio Guedes mora no Parque Verde há quase 26 anos. Mesmo não tendo nada para descartar no momento, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. "Beleza Pura! Gostei muito, entendeu? Assim o bairro fica limpo. Chega de bagulho, chega de coisa que não presta. Vamos jogar no lixo!", declarou animado.
O próximo bairro a receber a iniciativa é a Gleba E. Excepcionalmente, em função do feriado de 1º de maio, em que se celebra o Dia do Trabalho, a equipe faz a mobilização informativa na terça-feira (2/5), e o caminhão customizado recolhe o material descartado na quarta (3/5). Até outubro, a ação chegará a outras localidades da sede e da costa. Dúvidas ou mais informações podem ser esclarecidas pelo Disque Limpeza Urbana, por meio do número (71) 99951-0191.
Foto: Adeilson Carvalho