A Câmara de Camaçari recebeu, na manhã desta sexta-feira (12/05), a secretária de Desenvolvimento Urbano, Andréa Montenegro, e integrantes do consórcio responsável pelo plano de trabalho para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras do município. O encontro, que é resultado de convite feito pela Câmara, teve como objetivo apresentar uma prévia do conteúdo que será apresentado durante a Audiência Pública sobre o PDDU, que acontecerá na segunda-feira (15/05), às 13h, na Casa Legislativa.
O PDDU é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade e tem previsão de revisão a cada 10 anos. O plano organiza o crescimento e o funcionamento do município, tanto para áreas urbanas como para as rurais e industriais. É nele que consta qual é o destino de cada parte do município. "Essa é uma peça de extrema importância que dá o direcionamento e os rumos da cidade para os próximos 10 anos. Por isso, é tão importante envolver a Câmara, já que são os vereadores os que mais conhecem de perto o que a população quer e o que a cidade precisa", afirmou a secretária Andréa Montenegro.
A apresentação dos trabalhos que vêm sendo realizados ficou a cargo da arquiteta Fernanda Ruas, que é integrante do consórcio responsável pelo assessoramento técnico à Prefeitura Municipal de Camaçari na revisão e formatação do Plano e Códigos. O consórcio atua na formulação de todos os produtos contratados e na capacitação da equipe técnica municipal, visando a elaboração e implementação de planos, programas, projetos e ações que reestruturem a realidade local.
Segundo a arquiteta, o principal objetivo do trabalho é tornar Camaçari uma cidade inovadora, menos desigual do ponto de vista social, econômico e ambiental, sustentável, resiliente e mais acessível a todos os cidadãos. Para a construção do novo PDDU, está prevista a realização de 12 audiências públicas na sede, em Abrantes e em Monte Gordo, 18 oficinas e seis fóruns temáticos. Estão sendo envolvidos no processo de discussão outros órgãos municipais, Conselhos e Instituições da sociedade organizada, fomentando em todos os momentos a participação da comunidade.
"É importante estarmos aqui nesta Casa Legislativa, pois a Câmara é um dos protagonistas deste trabalho que estamos conduzindo. Esperamos uma audiência com casa cheia, participação popular ampla e que todos tragam sugestões, contribuições para fazermos um PDDU que contemple de maneira plena os anseios da sociedade de Camaçari que é uma cidade que tem tanto ainda a desenvolver", acrescentou.
O presidente da Câmara, vereador Flávio Matos (União), destacou a importância do Plano Diretor para o futuro da cidade e destacou que os trabalhos vêm sendo realizados com foco no desenvolvimento e na responsabilidade social. "Essas diretrizes são importantes no sentido de buscar evitar futuros transtornos de um crescimento desordenado e sem planejamento", pontuou.
Para o vereador Gilvan Souza (PSDB), o plano de trabalho compreende etapas que são importantes e que exigem um mergulho para conhecer a fundo o município e entender o que a sociedade quer da cidade no futuro. "Muito importante esta reunião e a participação de todas nas audiências públicas e demais atividades para podermos criar um PDDU que nos coloque no patamar que toda a sociedade de Camaçari merece, uma cidade sustentável, desenvolvida e preocupada com o progresso através do respeito ao meio ambiente", concluiu.
Além dos dois parlamentares, estiveram também presentes os vereadores Tagner (PT), Júnior Borges (União), Herbinho (União), Dedel Reis (Republicanos), Manoel Filho (PDT), Mar de Areias (União), e Dentinho do Sindicato (PT).