As ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltadas para o desenvolvimento econômico de Camaçari, foram abordadas em Sessão Especial realizada pela Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (12/5). Desde o final de 2018, a instituição tem realizado diversas atividades de incentivo ao empreendedorismo no município, por meio de convênio entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, esteve presente e recordou a idealização da Casa do Trabalho, para que fosse um local com oferta de oportunidades. “A chegada do Sebrae [no espaço] deu um novo impulso, fazendo diversas ações. Foi criada a Central do Empreendedor, que é um exemplo para outros municípios”.
As ações realizadas pela parceria e o futuro planejado para o empreendedor de Camaçari foram destacados pelo titular da Sedec, Waldy Freitas. “Chegamos em 2018 e criamos a Central do Empreendedor, ‘explodiu’, porque começamos com 9 mil MEIs [Microempreendedores Individuais] e hoje temos quase 23 mil abertos. Somos o maior da Região Metropolitana, fora Salvador”. Ele ainda destacou que para atender isso, foi feito um trabalho de descentralização, que seguirá este ano e em 2024.
Qualificações para o setor de Turismo também são ofertadas à população através do convênio. A secretária da pasta, Cristiane Bacelar, relembrou o momento de pandemia. “O Sebrae foi a nossa salvação para trazer esperança para essa gente, fôlego e preparo, porque sabíamos que logo em seguida, teríamos um verão atípico, com alto fluxo, e precisávamos dessa cadeia produtiva fortalecida e preparada”, afirmou ao citar o Retoma Camaçari.
Destacando que “o Sebrae está ajudando a construir um momento melhor nesta cidade”, o diretor-superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, agradeceu o apoio do poder público. “É fundamental que a empresa esteja organizada, mas é necessário que esteja em um ambiente de negócios favorável, e o que dá esse ambiente é a legislação”, pontuou ao destacar a importância do trabalho em conjunto, da Câmara e do Executivo.
Um dos palestrantes foi o gestor do Sebrae de Camaçari, Daniel Santana, que apresentou dados das ações realizadas e fez uma breve apresentação do novo ciclo do convênio, a exemplo da ampliação de novos projetos, que sai de cinco para 11; incremento de 52% do valor do investimento; e o aumento de empresas beneficiadas, que foram 1.200 e o objetivo é 10 mil. Da instituição, ainda palestraram o diretor técnico, Franklin Santana; o diretor administrativo-financeiro, Vitor César, e o gerente-geral, Rogério Teixeira.
Como caso de sucesso, o empreendedor da Eco Caixas, Renilson das Neves, que trabalha com embalagens de papel, falou sobre a empresa, que começou de forma modesta. “Procurei a Sedec e o Sebrae em 2018 desesperado, porque a empresa crescia de forma inesperada e não tinha a capacitação necessária. Fui beneficiado com incentivos, treinamentos, que eram cruciais para o momento que estava por vir, o boom, com a pandemia, o aumento do delivery. Se não tivesse capacitação eu não estaria preparado”. Hoje, a empresa gera 20 empregos diretos e é 100% camaçariense.
Ao final, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos, agradeceu pela presença de todos e falou sobre a relevância do momento, “sobretudo de mostrar à cidade, e às pessoas, a importância desse convênio, do trabalho do Sebrae e da prefeitura municipal na capacitação, mas, sobretudo, nesse olhar atencioso a essas pessoas que precisam de uma mão”, afirmou.
Na oportunidade, foram entregues ainda a honraria Brasil Grande, Bahia Forte, Sebrae promovendo as pequenas empresas em nossa terra, para os membros da instituição. O encerramento foi com uma apresentação de forró, com Rafa Pithon, Wendel Congas e Dicão Teclas. Autoridades municipais do Executivo e do Legislativo estavam presentes, além de empreendedores locais.