A Casa da Cultura de Mata de São João recebeu na manhã de hoje (31) o EncanTEA, um evento especial que faz parte das atividades de inauguração do Centro de Atendimento Especializado, que será oficialmente inaugurado às 16h.
Com o objetivo principal de promover a conscientização sobre o transtorno, visando uma inclusão mais efetiva e uma sociedade mais acolhedora, o evento foi aberto ao público e contou com a participação de professores, fonoaudiólogos, psicólogos da rede municipal, pais e crianças que convivem com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Ministrados por profissionais da área, o encontro abordou diversos temas relevantes relacionados ao TEA, como comunicação alternativa, comportamento verbal, seletividade alimentar, transtornos alimentares e manejo de comportamentos agressivos.
Para o Secretário de Educação, Alex Carvalho, promover o EncanTEA é uma forma de conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do atendimento educacional especializado. Segundo ele, "as palestras realizadas no evento têm o poder de sensibilizar e inspirar as pessoas a lançarem um olhar mais atencioso e inclusivo para os neurodivergentes".
Jamile Santana, uma das organizadoras do evento, expressou sua satisfação em ver a atuação ativa dos participantes que interagiram e tiraram dúvidas com os especialistas incluindo analistas do comportamento, especialistas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas.
Tanto a promoção do EncanTEA quanto a inauguração do Centro de Atendimento Educacional Especializado demonstram o compromisso da gestão em ampliar o acesso à educação especializada para todas as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, oferecendo o suporte necessário para o seu desenvolvimento em ambiente inclusivo.