Em meio a muita emoção, a Prefeitura de Mata de São João entregou na noite de ontem (31), o Centro de Atendimento Educacional Especializado Maceli França Oliveira, na Sede do Município. O espaço vai atender a mais de 300 alunos da rede municipal com necessidades educacionais especiais.
A Cerimônia de entrega contou com a presença do Prefeito João Gualberto, vereadores, secretários, além da comunidade, que foi conferir de perto o novo equipamento educacional.
O centro já iniciou o funcionamento hoje, contando com profissionais capacitados e uma estrutura especialmente projetada para atender às necessidades individuais dos alunos. O CAEE vai ofertar às crianças e adolescentes, uma infraestrutura totalmente preparada, com espaços variados que englobam casa de habilidade da vida diária, espaços sensoriais e adaptados para reabilitação, independência e autonomia dos autistas, dentre outros.
O prefeito João Gualberto expressou sua felicidade com a entrega do Centro Educacional Especializado, "acredito que esse centro será referência no Brasil. Além de uma estrutura completa, temos uma equipe profissional multidisciplinar que vai dar condições de reabilitação e aprendizado a nossas crianças", explicou emocionado o chefe do executivo.
Com construção avançada do Centro Especializado em Imbassaí, o prefeito acredita que serão atendidas cerca 500 crianças e adolescentes entre Sede e Litoral. "Estamos buscando dar mais dignidade a essas famílias, mudar a vida das pessoas me motiva e essa entrega é a realização do sonho de muitas mães", pontuou.
Alex Carvalho, secretário de educação, ressaltou o esforço da equipe pedagógica em oferecer as melhores condições aos estudantes. "Nós já atendemos as crianças atípicas em nossas escolas, mas esse espaço dedicado a elas será muito importante. Hoje, muitas famílias buscam atendimento fora da cidade, agora essa realidade irá mudar", disse Carvalho.
Quem esteve presente no evento foi Michelle Santana, especialista em TEA
Transtorno do Espectro Autista. Michelle é mãe de uma criança autista e uma defensora da causa. Madrinha do Centro, ela ficou encantada com a estrutura do espaço "aqui não é só um corpo físico de qualidade, temos também um corpo clínico de primeira que irá dar todo suporte aos nossos pequenos", reforçou.
Com o Centro, o município busca oferecer um suporte ainda mais adequado aos alunos com necessidades educativas específicas. O espaço contará com uma equipe composta por psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados, que irão atender em salas adaptadas e equipamentos específicos, buscando oferecer uma abordagem personalizada e integrada para cada estudante neurodiverso.
UNIDADE NO LITORAL – Já com obras avançadas, o município se prepara para entregar ainda este ano o Centro de Atendimento Educacional Especializado do Litoral. Localizado em Imbassaí, ele irá atender às crianças e adolescentes que moram no litoral matense.