Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Novembro de 2024
Publicado em 06/06/2023 21h56

Passagem do fogo simbólico do 2 de Julho em Camaçari contará com grande celebração

.
Por: Visão Diária Ascom

De forma inédita, Camaçari irá receber a passagem do fogo simbólico do 2 de Julho, celebrando o bicentenário da Independência da Bahia. Durante reunião nesta terça-feira (6/6), foi apresentado o roteiro da passagem, que acontece no dia 30 de junho, e discutido o ato cívico e festejos, que contará com a participação dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, atletas e atrações culturais.

O roteiro do fogo simbólico no Recôncavo Norte terá saída de Mata de São João, seguindo para Dias d'Ávila, Camaçari e, por fim, Lauro de Freitas, de onde segue para Simões Filho, integrando ao percurso tradicional. O prefeito Elinaldo Araújo destacou que, "fico muito feliz com essa conquista. Vamos nos organizar para fazer uma grande festa, à altura deste momento histórico para o nosso município".

A inclusão das cidades do Recôncavo Norte - incluindo Camaçari, Dias d'Ávila, Mata de São João e Lauro de Freitas - na passagem do fogo simbólico, é baseada em pesquisa do professor, historiador e pesquisador Diego Copque, registrada em sua obra literária "A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil".



"Através deste livro, conseguimos comprovar a participação do município na Independência da Bahia. As pessoas que aqui habitavam, nossos ancestrais, derramaram sangue no front de batalha, e podemos honrar isso a partir do reconhecimento da contribuição do nosso povo nas lutas para expulsão dos portugueses do território baiano", afirmou Diego Copque.

Para a secretária da Cultura, Márcia Tude, a inclusão do município nos festejos é uma reparação história. "Camaçari foi muito importante nesse processo da independência, e nada mais justo do que ser reconhecida por sua contribuição", disse a gestora.

O percurso em Camaçari terá início na Avenida Eteno, no Polo Industrial, seguindo para a BA-093; BA-512, com paradas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CEPED) e na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A tocha passa pelos bairros Santo Antônio, São Vicente, pela Avenida 28 de Setembro, Praça Abrantes, Rua Adelina de Sá, Rua Centro Comercial e Praça Desembargador Montenegro, com parada no Museu de Camassary, onde ocorrerá a cerimônia. 

Em seguida, o roteiro segue pela Rua Eixo Urbano Central, Rua do Alecrim, Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, Rua Francisco Drumond, Rua do Contorno do Centro Administrativo, Avenida Jorge Amado, Via Parafuso, Estrada da Cascalheira, localidade de Cajazeiras de Abrantes, Estrada do Coco, sendo finalizado às margens do Rio Joanes, na divisa com Lauro de Freitas.

Uma delegação do município também deve participar do ponto alto da comemoração, no tradicional cortejo, que acontece no dia 2 de julho, em Salvador. Ainda participou da reunião nesta terça-feira, o vice-prefeito José Tude, o presidente do Conselho Municipal de Cultura e subsecretário da Cultura, Luciel Neto, e a assessora da Secretaria da Educação (Seduc), Anete Simões.

 
Foto: Josué Silva
Publicidade

Comente essa notícia