Com o intuito de promover a economia circular na cidade e reduzir a quantidade de resíduos descartados que chegam ao aterro sanitário, a empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) realizará o cadastro de catadores de materiais recicláveis que pretendem exercer a atividade no Camaforró 2023, que acontece de 21 a 24 de junho. A iniciativa já havia sido implementada no Festival de Arembepe deste ano.
Para se habilitar, de forma gratuita, voluntária e presencial, os interessados devem comparecer, de 12 a 14 de junho, das 9h às 17h, no Espaço Camaçari 2000 ou na sede da Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, localizada no bairro Natal. É necessário apresentar no ato, os seguintes documentos: certidão de nascimento, carteira de Identidade ou CPF, e comprovante de residência ou do abrigo. Poderão se cadastrar pessoas que residem em Camaçari, maiores de 18 anos e que já desenvolvem atividades de coleta de materiais recicláveis.
Mediante a inscrição, a Limpec proporcionará instrução e suporte às pessoas que já exercem a atividade de coleta de recicláveis por meio do "Kit Catador". Cada cadastrado receberá crachá com identificação, camisa padronizada e Equipamento de Proteção Individual (EPI), que inclui luvas, pigmentada e de látex; protetor auricular; botas; e capa de chuva, para recolherem os resíduos ao longo dos quatro dias de festa.
Além da entrega dos kits, realizada pela segunda vez no município, a Limpec disponibilizará lanches e local de armazenamento para os resíduos recolhidos. Outras informações podem ser acessadas no edital do projeto, disponível neste link.