Foi realizada, na noite desta quarta-feira (07/06), no plenário da Câmara de Camaçari, a Sessão Especial para discutir o papel dos técnicos industriais na sociedade. O momento também foi uma grande homenagem à importante contribuição que a categoria dá ao desenvolvimento da economia do país.
A sessão foi conduzida pelo proponente da atividade, o vereador Júnior Borges (União), que ao iniciar o evento, destacou que o desenvolvimento do trabalho e das funções dos técnicos industriais encontram grande apoio e respaldo no Conselho Nacional dos Técnicos Industriais (CFT) e no Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA). "Eu sou técnico químico, me formei no Colégio José de Freitas Mascarenhas, trabalhei no Polo Industrial de Camaçari e sei o quanto a categoria se dedica às suas funções, muitas vezes em longas horas de trabalho. Ao longo do tempo, a profissão foi agregando os avanços tecnológicos e aprimorando-se. E aqui registramos nossa homenagem aos profissionais e a esses dois conselhos que representam de maneira séria e respeitosa todos os profissionais", destacou.
O presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia, Sandro Augusto Vieira, foi um destaque entre os palestrantes, ao trazer informações sobre a atuação da entidade, como a realização de mais de 2.700 atendimentos por mês, voltados para o fortalecimento dos profissionais que integram a categoria. Ele destacou que a entidade segue firme na luta pelos direitos dos técnicos industriais do estado, pautados em princípios como transparência, responsabilidade, respeito e comprometimento.
Ele citou a Lei No 13.639/2018, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas. "Até então, éramos um exército invisível, que não tinha regulamentação, nem direcionamento. Em cinco anos, regulamentamos mais de 90 profissões. Hoje temos o maior índice de empregabilidade entre as profissões, o que demonstra a importância dos técnicos para o desenvolvimento do país. Esta homenagem é importante, em especial para esta cidade, onde somos tão presentes e atuantes", afirmou.
A técnica de meio ambiente, Cíntia Suzart, falou sobre os desafios de empreender dentro da função. "Eu não trabalhei dentro da área industrial, pois decidi empreender. Hoje sou dona de uma empresa que atua na área de meio ambiente e tenho muito orgulho do meu trabalho", afirmou. O diretor administrativo do CRT-BA, Joedson Leite, também agradeceu a homenagem e falou sobre o orgulho em atuar como técnico no mercado de trabalho. "Sinto orgulho em poder contribuir para o crescimento da profissão aqui na Bahia", ressaltou. O técnico de mecânica, Eleilson de Jesus, falou sobre as dificuldades enfrentadas no início da profissão e destacou que todos foram superados com disciplina e dedicação. "Tive muitas dificuldades, mas segui firme no meu trabalho e acreditamos que a cada dia haverá mais melhorias e avanços para a nossa categoria", acrescentou.
O vereador Dentinho do Sindicato (PT) também ressaltou que tem formação técnica. "São profissionais que ajudam a conduzir o nosso polo industrial. São pessoas que vivem a rotina das fábricas e estamos ao lado da categoria para fortalecer a luta pelos direitos. É muito importante que os profissionais se organizem e busquem lutar de maneira unida e organizada pela garantia dos direitos, especialmente aqui em Camaçari", afirmou.
Ao final da sessão, o vereador Júnior Borges entregou ao presidente do CRT-BA, Sandro Augusto Vieira, o Título de Cidadão de Camaçari, concedido pela Câmara de Camaçari, por iniciativa do próprio parlamentar. "Conheço Sandro há muitos anos e sei da dedicação total dele para incentivar os jovens a ter uma profissão e garantir oportunidades na vida. Esse trabalho dele trouxe muitos benefícios para Camaçari, pois ajudou muitos homens e mulheres a terem uma profissão e alcançar sonhos através dela", destacou.
O homenageado agradeceu o Título e reforçou a importância de fortalecer a oferta de cursos técnicos em Camaçari. "Precisamos ampliar a oferta de cursos técnicos na cidade, pois é essa formação que ajudará a fortalecer a economia da cidade e, consequentemente, do país. Vamos seguir dialogando e buscando instrumentos que garantam a união dos técnicos para uma caminhada que é longa. Camaçari me acolheu, aqui é minha casa. E agora tenho muita alegria de ser Cidadão de Camaçari", concluiu.