Publicidade
Camaçarí / BA - 20 de Setembro de 2024
Publicado em 12/06/2023 21h37

Limpec inicia cadastro de recicladores que atuarão no Camaforró 2023

.
Por: Visão Diária Ascom

Nesta segunda-feira (12/6), a empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) deu início à primeira fase do projeto "Sou reciclador", com o cadastramento dos interessados em atuar como catador de recicláveis durante o Camaforró 2023, que acontecerá de 21 a 24 de junho. As inscrições, que são gratuitas, voluntárias e presenciais, ocorrem no Espaço Camaçari 2000 e na Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, em frente a Cidade do Saber. Os cadastros seguem até 14 de junho, das 9h às 17h.

O projeto, pioneiro no município, foi implantado durante o Festival de Arembepe deste ano, e objetiva apoiar e trazer visibilidade à função dos catadores de materiais recicláveis, além de prestar o suporte, disponibilizando equipamentos que ajudarão na realização da tarefa durante os festejos juninos.

O Kit Catador, que será entregue posteriormente a todos os cadastrados e habilitados na iniciativa, contém crachá de identificação, camisa padronizada e equipamento de proteção individual (EPI), este último, composto por: luvas, pigmentada e de látex; protetor auricular; botas; e capa de chuva, para recolherem os resíduos ao longo dos quatro dias de festa.

Áldene Motta, diretor-presidente da Limpec, espera ultrapassar o número de 60 cadastros realizados no Festival Arembepe. "A ideia é não deixar ninguém de fora, inclusive aqueles que não conseguirem realizar o cadastro a tempo, e que vierem nos dias de festa. Desde que não ultrapasse o limite de cadastros, poderão se habilitar na hora. Acredito que esse ano possa servir de exemplo para os anos seguintes", explicou o gestor.

O presidente pontuou ainda, que durante a festa estará presente a cooperativa de recicláveis, para que os recicladores possam trocar o material coletado e receber o recurso financeiro equivalente. "O reciclador recolhe aqui, e aqui ele consegue vender pelo mesmo preço que venderia lá fora. Já saindo da festa com o valor e a garantia da destinação correta do material", explicou Áldene.

Para Telma Pereira, catadora de recicláveis há 10 anos, a ajuda é muito bem-vinda. "Nunca recebemos essa ajuda, foi muito bom e auxilia na organização, já que tem muitos catadores na rua", disse Telma.

Além da entrega dos kits para realizaram a coleta durante a festa junina, a Limpec ainda disponibilizará lanches no local.

Publicidade

Comente essa notícia