Moradores e apoiadores participam de ações voluntárias para a preservação e a limpeza da praia de Busca Vida (Divulgação)
Com o objetivo de fazer a diferença em prol de um ambiente mais saudável e sustentável, o Condomínio Busca Vida (CBV) vem constatando o envolvimento e a participação ativa de muitos moradores e apoiadores em ações voluntárias para a preservação e a limpeza da praia de Busca Vida. A Administração do CBV também vem ressaltando sobre a necessidade do descarte do lixo nos locais corretos, especialmente após a realização de ações voluntárias na praia.
"É fundamental que haja consciência ambiental e assumamos a responsabilidade de preservar e cuidar dos nossos ecossistemas costeiros, pois o descarte inadequado de resíduos, principalmente plásticos, pode causar danos irreparáveis aos habitats marinhos e terrestres, bem como prejudicar a saúde de animais marinhos e aves migratórias", explica Marcelo Dourado, síndico administrador do CBV. De acordo com ele, é preciso levar também em consideração a preservação das glebas dos vizinhos e demais moradores.
Segundo o síndico administrador, a negligência no descarte de resíduos pode afetar a qualidade do solo, contaminar lençóis freáticos e comprometer a saúde das pessoas que dependem desses recursos naturais. "Nossa orientação a todos é que sempre levem consigo sacos para recolhimento do lixo ao frequentar a praia, fazendo o descarte consciente em local apropriado. Se estes resíduos coletados são passíveis de reciclagem, como por exemplo: plásticos, garrafas, latinhas, entre outros, os mesmos devem ser depositados nos ecopontos distribuídos junto ao acesso à praia", finaliza.