O Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) alertou os moradores de Salvador neste início de agosto para se atentarem ao aparecimento de escorpiões a partir deste mês até setembro, período de reprodução dos aracnídeos. Das oito espécies de escorpiões presentes na cidade, três delas oferecem risco ao ser humano, segundo nota da CCZ.
Bióloga do centro, Ana Virgínia Rocha dá dicas de alguns cuidados para evitar contato com escorpiões. São eles: limpar quintais, jardins e terrenos baldios; fechar bem frestas de portas e janelas e também ralos; não acumular lixo doméstico nem manter restos de materiais de construção ao ar livre; e examinar roupas e calçados antes de usá-los.
O QUE FAZER NUM INCIDENTE?
“Se acontecer algum incidente com algum escorpião, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão, se manter calmo e controlado e se dirigir imediatamente para alguma unidade de saúde mais próxima, se possível, levando o animal agressor para identificação”, afirmou Ana Virgínia.
Em caso de qualquer ocorrência com escorpiões na residência, a pessoa deve entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156, ou com o CCZ pelos números (71) 3202-2261 ou 3202-1269.