Com ênfase na geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social, a Junior Achievement Bahia (JA Bahia) está desenvolvendo, desde quarta-feira (02), a segunda edição do projeto Miniempresa na Comunidade. Desta vez, a entidade assistida é a Associação Três Marias, em Dias d'Ávila, que atua no protagonismo feminino, ofertando cursos de formação profissional e de geração de renda, como estética, design de sobrancelhas, manicure, cuidadora de idosos, entre outros. Além das beneficiárias da instituição, Jovens do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participam, além de moradores do bairro Genaro e entorno. Ao todo, o projeto atenderá 50 pessoas.
De acordo com Tainã Neves, Gerente Executiva da JA Bahia, os beneficiários irão aprender a criar sua própria empresa a partir do zero por meio de mais de 50 horas de atividades presenciais. Serão apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. "A equipe que forma a Miniempresa coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro", destaca.
Com as soluções desenvolvidas, conforme Tainã Neves destaca, os beneficiários podem: obter lucro a partir da venda dos produtos; dominar as ferramentas e metodologias para aplicar em seu negócio; produzir e vender dentro da sua comunidade, movimentando a economia local; criar um negócio do zero com as ferramentas e metodologias aprendidas; diminuir a dependência das comunidades externas em empregos, alimentação, artesanato, entre outros.
Ainda de acordo com a gerente executiva da JA Bahia, trata-se de uma ação em que todos saem ganhando. "Mentores e voluntários tornam-se agentes de mudança, sendo estimulados a adotar valores sociais na sua vida, têm satisfação pessoal pela contribuição com a sociedade e desenvolvem habilidades e competências, por exemplo". No caso dos beneficiários, eles têm acesso integral ao programa; conteúdo de qualidade e alinhado às tendências do mercado, acompanhamento da Junior Achievement Bahia durante todo o processo, capacitação e ampliação do olhar para novas possibilidades de geração de renda.
A ação acontece com o patrocínio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e de empresas que fazem parte do Polo de Camaçari: BASF; Elekeiroz; Braskem e Bayer. A iniciativa segue até o mês de novembro com aplicação do projeto, feira e certificação das miniempresas, e apresentação dos resultados.
"A partir da parceria com a JA Bahia, começamos a fazer o Miniempresa na Comunidade, projeto que consideramos de alta relevância justamente por incentivar os microempreendedores da região. Em 2023, segundo ano em que o projeto acontece, temos expectativas similares aos resultados que obtivemos no ano anterior, impactando positivamente a comunidade e todos que estão envolvidos nessa realização. Para o futuro, esperamos contribuir com o propósito de assegurar a manutenção do Miniempresa, incluindo comunidades também em Camaçari nos próximos anos", ressalta Érico Oliveira, superintendente de Comunicação do Cofic.