Com atividades a todo vapor, mais uma etapa da obra de construção da ponte da Rua do Toco, no Parque Verde II, foi realizada nesta quinta-feira (24/8). Trata-se do içamento de 12 vigas pré-moldadas, composta por 24 metros cada uma das estruturas. Esse é um dos procedimentos fundamentais na consolidação da intervenção sob o Rio Piaçaveira.
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), responsável pelo acompanhamento dos serviços, após a aplicação de todas as vigas, será feita a concretagem da laje e executada as cabeceiras da ponte. Até o momento, foram concluídos os serviços de execução de 28 estacas metálicas, fundação dos blocos A e B e realização dos pilares de sustentação para o recebimento das vigas.
Contente com a execução da obra, a empreendedora e moradora da região, Manoela Bispo, compartilhou o sentimento de poder acompanhar os serviços e relembra os desafios que enfrentou. "Por anos nós passamos muitos transtornos durante o período de chuva. Os moradores daqui presenciaram a enchente. Muitas vezes ficamos sem poder sair para trabalhar e levar as crianças para a escola, pois parava tudo. É um sonho sendo realizado. Agradeço primeiramente a Deus e depois as autoridades, por ouvir a comunidade", celebrou.
Moradora e comerciante da localidade, Ana Paula Santos, comemora o andamento da obra. "Agora não vamos ter enchente, porque com a ponte vai melhorar bastante. Aqui alagava muito, principalmente quando chovia. Depois da obra vai ficar tudo melhor para a comunidade", pontuou.
Ao final da intervenção, a ponte terá uma pista de sete metros, passeios para a circulação de pedestres, guarda-corpo e guard-rail (mureta de proteção). Além de contribuir na mobilidade urbana, a iniciativa vai melhorar o escoamento das águas pluviais, desta forma evitando alagamentos e transbordamentos nos períodos de chuva.
Foto: Tiago Pacheco