Com o objetivo de tornar oficial a cessão de mais um prédio público do município para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o prefeito Elinaldo Araújo e o reitor da entidade baiana de ensino superior, Paulo César Miguez, assinaram o Termo de Cessão de Uso com Encargos e o Acordo de Cooperação Técnica e Científica, formalizando o ato nesta terça-feira (12/9). Na nova unidade, localizada na Avenida Eixo Urbano Central, que deve oportunizar mais 200 vagas de ensino, serão disponibilizados mais três cursos de graduação: Engenharia de Computação, Elétrica e Mecânica.
Durante a cerimônia, que aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), o prefeito parabenizou a implantação do Campus I da UFBA-Camaçari, que neste mês de setembro completa 5 anos em operação nas instalações da Cidade do Saber. "Hoje é um dia de celebrar esta data e este momento, quando o povo de Camaçari recebe mais este presente, no mês do aniversário de 265 anos", ao tempo em que declarou e reafirmou o compromisso com a instituição, dizendo, "a UFBA é um bem da cidade e no que depender de nós, para que a instituição se instale definitivamente aqui, faremos",
Reconhecido publicamente como "aquele que liderou o processo de implantação da UFBA em Camaçari", o vice-prefeito José Tude comentou sobre este novo momento da instituição na cidade, dizendo, "isso não foi só uma ideia, mas também uma vontade. Desde o início, nosso objetivo foi proporcionar à nossa população a oportunidade de poder estudar em uma universidade gratuita tão importante como é a UFBA". Tude ainda destacou como "primeiro passo da jornada" a cessão do espaço na Cidade do Saber e finalizou, "e este é mais um grande passo, quando disponibilizamos à instituição o prédio onde funcionava o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial]".
Com a implantação de mais um campus universitário de educação pública superior no município, os moradores de Camaçari são diretamente beneficiados com mais oportunidades de cursos e vagas de estudo. Sobre a importância da instalação e ampliação da UFBA no município, para elevação do nível de educação da cidade, a secretária da Educação, Neurilene Martins, comentou que, "este momento enche nosso coração e de todas as famílias de nossa cidade de alegria. Isso é resultado de uma gestão séria, que trabalha com espírito público e sustentabilidade. A universidade vai sempre trazer no seu escopo curricular essa dimensão de formar pessoas, de formar um mundo melhor."
Dirigindo palavras de gratidão ao prefeito Elinaldo, Miguez exaltou o compromisso e a atenção dessa gestão dispensados à instituição. "Desde sempre, o senhor Elinaldo Araújo acolheu de forma carinhosa e generosa a instalação de nossa universidade em Camaçari. Com certeza, ele pode guardar na sua história e carreira política este feito tão importante, pois foi o gestor que acolheu e fez todo esforço possível para esta nova realidade". Em tom descontraído, o reitor da UFBA se dirigiu ao gestor municipal e declarou, "muitos 'pais' podem aparecer no futuro, mas quem assinou nossa 'certidão de nascimento' foi o senhor".
Com previsão para ser inaugurado no segundo semestre de 2024, a unidade II da UFBA-Camaçari contará com uma área melhor de convivência, propícia à criatividade e inovação. Maiana Brito de Matos, diretora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), celebrou o momento dizendo, "estamos felizes com mais esta parceria, que vai possibilitar que a gente consiga implantar aqui um prédio de laboratórios tecnológicos e diversas áreas, e, assim, contribuir para que Camaçari venha se tornar um polo tecnológico, científico e de inovação".
No sentido de trazer o campus definitivo da UFBA para a cidade, em janeiro de 2022, o prefeito Elinaldo Araújo sancionou a Lei número 1.709/2022, que formalizou a doação de dois terrenos no bairro Jardim Limoeiro para implantação da instituição. Com um total de mais de 147 mil metros quadrados (m²), as duas áreas estão localizadas no Loteamento Parque Nascente do Rio Capivara.
Também participaram do momento, o gestor da Secretaria da Administração (Secad), André Anilton; o presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Matos; os representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadores Angélica Bittencourt, Ivandel Pires e Jamessom Santos; além do vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho; vice-diretor do ICTI, André Luis Sousa Sena; chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariana Pinheiro Gomes da Silva; coordenador administrativo, Lindomar Luiz Paixão; e o coordenador geral do diretório acadêmico dos estudantes, Patrick Marques dos Santos.