As comemorações pelo aniversário de 265 anos de emancipação política de Camaçari serão oficialmente iniciadas com o desfile cívico de Monte Gordo neste sábado (16/9), a partir das 8h. Conforme a tradição, serão feitos três desfiles em alusão à data magna, sendo o próximo no dia 24, em Vila de Abrantes, e o último no próprio dia 28, na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), na sede, encerrando as celebrações do período. Realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), as festividades contam com apoio das demais secretarias e órgãos da estrutura administrativa, além de instituições convidadas.
Para o desfile de Monte Gordo, cerca de 1.100 alunos, estudantes das escolas municipais Professora Marcelina Bispo da Silva, Amélia Rodrigues, Boa Esperança, Professora Everaldina Vieira dos Santos, Américo Ferreira dos Santos e do Centro Educacional Darcy Ribeiro, participarão do evento transmitindo mensagens inspiradas no tema "Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade".
A secretária de Educação, Neurilene Martins, informa que os preparativos estão a todo vapor e a população pode esperar uma linda festa repleta de positividade e exaltação à solidariedade e ao respeito às diferenças como elementos essenciais na sociedade, sobretudo numa cidade tão plural como Camaçari. "As comunidades escolares buscaram inspiração no próprio município, nas singularidades desse lugar, nas belezas encantadoras e nas histórias e talentos de seu povo. Tudo isso entremeado pela temática do desfile", explicou.
Para além das apresentações das escolas, há também as performances culturais, que incluem fanfarras, bandas marciais e filarmônicas. Para o dia 16 está confirmada a participação das fanfarras Municipal Popular de Abrantes (FAMPA), Estudantil de Parafuso (FANESP) e Popular de Parafuso (FANPOP), além das bandas marciais Estudantil de Camaçari (FANESC) e Joana Angélica (BAMAJA).
Também irão desfilar grupos percussivos e de cultura popular, como Movimento Percussivo Beira de Rua, Som do Timbal, Associação de Capoeira Engenho, Grupo Cultural Espermacete, Fatumbi Capoeira, Associação Cultural Berimbau Arte e Cia de Dança Alaketu, além dos alunos do Centro Cultural Barra do Pojuca, que irão realizar apresentações nas modalidades ballet clássico, violão, violino, ballet que dança e flauta.
As bandas marciais e fanfarras são apoiadas por meio do Edital Evandro Amaro II, realizado através da parceria entre Secretaria de Cultura (Secult) e Seduc. Já os grupos culturais são contratados por meio do edital Cidade Cultural II, promovido pela Secult.
Outras entidades também participarão dos desfiles cívicos que compõem as homenagens ao aniversário de emancipação política de Camaçari, como Polícia Militar, Tiro de Guerra 06-026/Camaçari, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil.
Foto: Jean Victor