Durante a abertura do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 na manhã desta terça-feira (19/9) em Brasília, o prefeito Elinaldo Araújo destacou a importância de Camaçari integrar um movimento de discussão cujos desdobramentos incluem a concepção de políticas públicas de alfabetização para todo o país. Acompanhado da secretária da Educação, Neurilene Martins, o gestor municipal defendeu o alinhamento entre cidades, unidades federativas e políticas nacionais para assegurar que as ações implementadas façam sentido para todos.
As palestras e discussões, que compuseram a programação da manhã, foram unânimes quanto à necessidade de fortalecimento desse clima colaborativo, conforme observou o prefeito Elinaldo. "É um evento importante para o país, para a Bahia e para Camaçari, onde a alfabetização das nossas crianças tem sido objeto da nossa atenção. É lá, na oferta do ensino fundamental na rede municipal, que o trabalho de alfabetização está concentrado. Por isso, é essencial o diálogo com os municípios nesse processo de construção de políticas nacionais", disse o chefe do Executivo municipal ao completar que, "buscar ferramentas para garantir a alfabetização de qualidade tem sido prioridade em nossa gestão", concluiu.
A secretária da Educação também evidenciou a relevância de Camaçari estar representada no Seminário Nacional pela Alfabetização. "Nesse momento, Camaçari integra uma rede nacional de coalizão pela alfabetização, onde temos autoridades do Brasil inteiro reunidas para redefinir uma carta de intenções que garanta que todas as crianças possam aprender a ler e a escrever no tempo certo. As discussões que acontecem aqui reafirmam que ações desenvolvidas no município, como o Programa Mais e Melhor Educação e a estruturação do Sistema Próprio de Ensino de Camaçari estão alinhadas com as tendências nacionais e internacionais, sobretudo por buscarem garantir o direito de aprender", destacou.
Entre as autoridades de Educação presentes no seminário está o vice-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia. Em seu pronunciamento ele afirmou que, "precisamos construir uma educação que seja uma parte de todos nós. A alfabetização na idade certa é um direito das crianças. Temos que trabalhar todos nós juntos, municípios, estados e união".
De Camaçari, além do prefeito Elinaldo e da secretária Neurilene Martins, da Seduc também participaram do seminário a coordenadora de Currículo e Inovação, Yuri Watanabe Dias; a gerente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ezione Oliveira; e a coordenadora de Avaliação e Acompanhamento Escolar, Dinah Moreira. Ainda estiveram presentes os assessores da Secretaria de Governo (Segov), Otaviano Maia e Anderson Santos; e o subsecretário da Prefeitura Avançada da Costa, Fábio Lima. A assessora da Câmara de Vereadores, Núbia de Brito, também compareceu.
Foto: Tiago Pacheco