A cidade de Belém, no Pará, deve ser a segunda mais quente em todo planeta até o ano de 2050, de acordo com um levantamento feito pela ONG Carbon Plan, em parceria com o jornal The Washington Post. A pesquisa afirma que a capital paraense pode ter 222 dias de calor altíssimo, como consequências do aquecimento global.
O estudo aponta que mais de dois bilhões de pessoas estarão expostas a temperaturas superiores a 32°C. A cidade mais quente do globo será Pekambaru, na Indonésia, que deve ter 344 dias de temperaturas altas no ano em questão. Completam a lista de cidades mais atingidas pelo calor Dubai, nos Emirados Árabes e Calcutá, na Índia.
Parte do Brasil sofrerá com uma onda de calor nos próximos dias, com temperaturas entre 40 °C e 45 °C. Isso se deve à presença de uma massa de ar extremamente quente no país, de acordo com a MetSul meteorologia.
Diversos estados serão afetados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo a Bahia. Porém, em Salvador, as temperaturas deverão permanecer na média histórica para o mês de setembro, que varia entre 28°C a 30°C. A informação é do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
A temperatura mais alta registrada em Salvador neste ano foi em 20 de abril de 2023, quando os termômetros bateram a casa de 32,3 °C.
*Informações do SBT News