Representantes do governo municipal, autoridades políticas, além de prepostos das forças e corporações civis e militares da cidade participaram das comemorações pelos 265 anos de emancipação política de Camaçari neste domingo (24/9), quando aconteceu o tradicional desfile cívico na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes.
No dispositivo de honra da solenidade, as referidas autoridades assistiram a passagem dos pelotões, com destaque para as escolas municipais, fanfarras, bandas marciais e grupos culturais. O prefeito Elinaldo, ao lado da primeira-dama Ivana Paula, exaltou a data e comentou que, "os desfiles que já realizamos na Gleba E, Parafuso e Monte Gordo foram muito especiais, mas aqui é ainda mais significativo, porque foi em Vila de Abrantes que nasceu a nossa cidade".
Em tempo, o gestor municipal citou as melhorias que a localidade já recebeu nos sete anos em que está à frente da Prefeitura de Camaçari. "Requalificamos o Tudão [Praça de Eventos e Campo Nery Nunes], a Praça da Matriz, escolas e outros equipamentos públicos. Também melhoramos a iluminação pública e avançamos na oferta de serviços nas áreas de saúde e assistência social". Elinaldo, também citou as obras que estão em andamento na região, com destaque para a creche de Catu de Abrantes, que funcionará em tempo integral, e a Praça do bairro Buris de Abrantes.
No desfile cívico em Vila de Abrantes desfilaram cerca de 1.600 estudantes de oito instituições de ensino, como escolas e creches comunitárias. Além deste público, a participação massiva dos moradores locais e do entorno foi elogiada pelo secretário José Cupertino, gestor da Prefeitura Avançada da Costa, que falou da importância da presença popular nas festas cívicas municipais. "O povo presente representa a preservação das nossas tradições. É fundamental que os cidadãos de Camaçari marquem presença, inclusive os jovens, e mantenham o sentimento de pertencimento aflorado".
Ao som dos hinos Nacional Brasileiro e de Camaçari, executados pelos músicos da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, a abertura da festividade foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e de Camaçari realizado pelo chefe do Executivo; o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos; e o comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes, major José Lima. O ato contou, ainda, com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra 06-026, que também desfilaram no circuito.
Anualmente, durante o mês de setembro, cinco desfiles cívicos acontecem na cidade. No dia 7 de setembro, nos bairros Gleba E e Parafuso, as festas celebram o Dia da Independência do Brasil que, em 2023, completou 201 anos. A partir daí, ocorrem os tradicionais desfiles em homenagem à emancipação política do município, realizados em Monte Gordo, Vila de Abrantes, com encerramento no feriado municipal de 28 de Setembro, data magna que se comemora o aniversário de Camaçari. As comemorações ocorrem na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A) fechando o roteiro de festas cívicas do período.
Foto: Jean Victor/Josué Silva