Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Novembro de 2024
Publicado em 27/09/2023 20h35

Prefeito comemora os mais de 250 mil atendimentos do CASC e do CASM

.
Por: Visão Diária

O dia 27 de setembro sempre será marcado na história de Camaçari pela inauguração de dois importantes centros de saúde especializada para o município. O primeiro, inaugurado em 2018, é o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC), que conta com uma UPA Pediátrica e uma Policlínica Pediátrica e nesses cinco anos já realizou, por mês, uma média de 3.340 atendimentos. E o segundo, inaugurado em 2022, é o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), que em um ano, já alcançou uma média mensal de 3 mil atendimentos. Implantados pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), ambos somam mais de 250 mil atendimentos.
 
Comemorando, não apenas o aniversário de inauguração, mas, também o êxito dos dois equipamentos no atendimento especializado de mulheres e crianças, o prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado dos gestores da Saúde, Elias Natan e Luiz Duplat, visitou as duas unidades na manhã desta quarta-feira (27/9), quando conversou com as equipes e com os usuários dos serviços.
 
"Para mim, é motivo de muita alegria ver que, em todas as pesquisas de satisfação que fazemos, os dois centros são destaques em aprovação. Claro que num dado momento ou noutro há reclamações. Mas, no contexto geral, o índice de aprovação do CASC e do CASM é muito alto. Isso mostra que, junto com o secretário Elias Natan, acertei ao implantar esses dois serviços especializados em nossa cidade. Garantindo, assim, um atendimento melhor para ambos os públicos", destacou o prefeito Elinaldo.
 
Para o secretário Elias Natan, os números expressivos de atendimentos mostram a importância dos equipamentos para a população. "Desde quando apresentei ao prefeito a proposta de implantação dos dois serviços, eu tinha certeza que estávamos no caminho certo e os números das pesquisas e o quantitativo de atendimentos mostram isso. Parabenizo as equipes do CASC e do CASM pelo empenho em oferecer um serviço humanizado e de qualidade para nossa população".
 
Para Leonice Oliveira, usuária do CASM, a implantação do serviço foi fundamental à saúde das mulheres. "Aqui somos atendidas em horário marcado. Tudo bem organizado. Espaço climatizado. Equipe atenciosa. Só tenho a agradecer por uma unidade como essa, exclusiva para o atendimento às mulheres", afirmou.
 
O sentimento também é de gratidão para Camila Gonçalves, no que se refere ao CASC. "Sempre que preciso trazer meu filho aqui somos muito bem atendidos. Todos os profissionais sempre nos receberam e atenderam muito bem. Não tenho do que reclamar. Como mãe, saber que tenho um atendimento exclusivo para meu filho, em nossa cidade, principalmente como essa UPA, é confortante. Só tenho a agradecer", disse.
 
CASM - na unidade são ofertados os serviços de mamografia, ultrassonografia, consultas com especialidades, como endocrinologia, ginecologia e mastologista, além de atendimento às mulheres vítimas de violência, atendimento psicológico e de serviço social, realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), colocação de dispositivo intrauterino (DIU), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), pré-natal de alto risco, entre outras especialidades e serviços médicos para a saúde da mulher.
 
CASC - Entre as especialidades pediátricas disponíveis para as crianças de Camaçari, estão alergologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, nefrologia, otorrinolaringologia, pneumologia, ortopedia, além de psicologia e nutricionista infantis.
 
No atendimento de urgência e emergência, as crianças encontram na UPA Pediátrica cerca de 100 servidores que trabalham em regime de escala, sempre com três médicos pediatras plantonistas, onde são disponibilizados exames, como raio-x, de laboratório 24h e ECG. A estrutura da unidade conta com salas de gesso, de medicamentos, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e um leito de reanimação.

Foto: Jean Victor

Publicidade

Comente essa notícia